sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Natal volta a receber o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia








Natal vai voltar a ser uma das sedes do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia (CBBVP). O evento na capital potiguar irá acontecer de 6 a 9 de fevereiro de 2014, na 7ª etapa do Circuito. O anúncio dos locais foi dado no lançamento do CBBVP 2013/2014 que aconteceu nesta sexta-feira (16) no Centro Cultural Banco do Brasil,  Rio de Janeiro. Na ocasião, os representantes informaram as novidades do próximo CBBVP.

A partir de agora, o  vôlei de praia passará a contar com nove etapas, de onde sairá as quatro duplas campeãs brasileiras. Ao final do Circuito, haverá um novo campeonato, o "Super Praia", que definirá as duplas campeãs brasileiras. Jogarão este torneio os cinco primeiros do ranking nacional mais três duplas convidadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

A primeira etapa do Circuito acontecerá em Recife (PE), no dia 29 de agosto. Até o fim deste ano serão realizadas mais quatro etapas, ficando as demais para 2014. A última delas, em Maceió (AL). O Super Praia, logo em seguida, será realizado nas areias de Salvador (BA).

O CBBVP também passa a ter uma pontuação maior, mas, em contrapartida, não mais classifica seu campeão e vice para disputar a etapa Open da semana seguinte. Pelo novo formato, ao fim de cada etapa do Open e do Nacional, um novo ranking único é formado. No masculino, os 12 primeiros colocados disputam automaticamente o próximo Open. Outras quatro duplas serão convidadas para a etapa, pela CBV. Já no feminino, nove duplas saem do ranking e três são convidadas.

A dupla campeã de uma etapa do Nacional, por exemplo, faz mais pontos (260) que o quinto colocado de uma etapa Open (240). A tendência é de que ao longo da temporada ocorram diversas trocas de posições entre as duplas.

"Essas mudanças chegam para dar ainda mais emoção a uma competição que se firmou no calendário esportivo brasileiro ao longo dos anos. São atrativos que deixarão o espetáculo ainda mais interessante para atletas, público, mídia, patrocinadores e parceiros. Queremos tornar o produto cada vez melhor", diz Tadeu Saad, Superintendente de Vôlei de Praia da CBV.

Os atletas Emanuel, Ricardo, Evandro, Maria Elisa, Ágatha e Mari Paraíba serviram como modelos para apresentar os novos uniformes. O campeão olímpico Ricardo afirma que a competição ganhará ainda mais importância e emoção. E que os atrativos são para todos, não só para os atletas.

"Criou-se um superevento, com muitas novidades. Terá um peso muito maior para os atletas, pois, no fim, no Super Praia, só estarão os melhores. O esporte precisa mesmo dessas mudanças, não só para o seu desenvolvimento como também para atrair ainda mais público e parceiros. Tudo tem que andar junto pelo bem do nosso vôlei de praia. Tenho certeza de que todos os envolvidos não veem a hora de o Circuito começar", disse Ricardo.

O Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Voleibol, Banco do Brasil, patrocinador oficial do vôlei brasileiro, e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Calendário:

2013
1ª etapa - Recife (PE) - 29 de agosto a 1º de setembro
2ª etapa - Vitória (ES) - 19 a 22 de setembro
3ª etapa - Rio de Janeiro (RJ) - 17 a 20 de outubro
4ª etapa - Guarujá (SP) - 14 a 17 de novembro
5ª etapa - Balneário Camboriú (SC) - 5 a 8 de dezembro

2014
6ª etapa - São Luís (MA) - 16 a 19 de janeiro
7ª etapa - Natal (RN) - 6 a 9 de fevereiro
8ª etapa - João Pessoa (PB) - 20 a 23 de fevereiro
9ª etapa - Maceió (AL) - 20 a 23 de março

SUPER PRAIA
Salvador (BA) - 10 a 13 de abril