sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Circuito apresenta novidades para temporada 2013/2014







De visual repaginado, o Circuito Brasileiro de vôlei de praia chega à temporada 2013/2014 com mudanças na dinâmica do campeonato, que tem pontapé inicial em Recife (PE), no próximo dia 29. Além de novos uniformes e alterações no formato das arenas, a 23ª edição terá nove etapas - cinco este ano e o restante em 2014 - e será encerrada por uma disputa extra, batizada de Super Praia.

Apresentação da temporada 2013/2014 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia - Mari Paraiba, Emanuel (Foto: CBV)

Para Tadeu Saad, superintendente de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o novo esquema vai despertar ainda mais o interesse dos jogadores e aumentar o nível técnico do torneio.

- Tenho certeza que o novo formato vai ter um resultado muito positivo. Esse é o nosso caminho até 2016. Estamos em constante aperfeiçoamento, para não ficarmos presos a uma fórmula muito restrita, e decidimos fazer mudanças no formato das disputas, nas arenas que receberão os jogos e nos uniformes. Tudo para fazer o Circuito ficar ainda mais atrativo para os jogadores e para o público - avaliou Tadeu.

As nove etapas do Circuito Brasileiro serão disputadas em cidades do litoral e definirão as duplas campeãs. Os cinco primeiros do ranking nacional e três duplas convidadas pela CBV participarão da Super Praia. A novidade terá três dias de confrontos em Salvador (BA), com dois grupos de quatro equipes em cada naipe. Todas as duplas se enfrentarão entre si, e os dois mais bem colocados de cada grupo se classificam para as semifinais. Os jogos da decisão serão disputados no domingo.

- A Super Praia é um atrativo a mais, que vai mexer bastante com o Circuito. Como será disputada no final da temporada, as duplas já estarão mais niveladas, e o público poderá conferir um campeonato de altíssimo desempenho. Com certeza, quero fazer parte desse grupo. Os jogadores estarão mais motivados e todos vão se esforçar bastante para fazer parte dessa elite do vôlei de praia nacional - definiu o campeão olímpico Emanuel, que jogará ao lado do novato Evandro, vencedor do título do Grand Slam de Berlim, no último fim de semana, com Vitor Felipe.

Até a última temporada, o torneio Nacional classificava os finalistas de cada naipe para o Open, que reúne a elite da modalidade. A partir desta edição haverá um ranking unificado das duas competições. Com a pontuação mais alta do Nacional, a intenção da CBV é que ocorram diversas trocas de colocações entre as duplas ao longo da temporada. No masculino, os 12 primeiros colocados do ranking geral disputam automaticamente o próximo Open, além de quatro duplas convidadas pela CBV. No feminino, nove duplas do ranking se juntam a três convidadas.

Apresentação da temporada 2013/2014 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia - Mari Paraiba (Foto: Helena Rebello)

Uniformes e arenas aderem a novas tendências

Entre diversas novas parcerias comerciais firmadas pela CBV, a principal competição do vôlei de praia nacional estabeleceu um convênio com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Alunos da instituição foram responsáveis  por redesenhar os uniformes de jogo dos atletas, assim como a arena principal da competição. Diferentemente de outras temporadas, o formato será elíptico e haverá cobertura em todas as áreas das arquibancadas, proporcionando mais conforto aos torcedores. A entidade também investiu em mais opções de entretenimento e alimentação no complexo.

- É muito bacana fazer o Circuito Brasileiro ficar cada vez mais atrativo. Os torcedores poderão levar a família toda, e fazer uma grande festa a cada etapa. Vai ser importante intensificar esse contato do público com os jogadores. Receber o carinho das pessoas é uma das coisas mais legais de jogar aqui no Brasil - comemorou a musa Mari Paraíba, que jogará ao lado de Natasha Valente.

Confira o calendário da temporada 2013/2014

2013
1ª etapa - Recife (PE) - 29 de agosto a 1º setembro
2ª etapa - Vitória (ES) -  19 a 22 de setembro
3ª etapa - Rio de Janeiro (RJ) - 17 a 20 de outubro
4ª etapa - Guarujá (SP) - 14 a 17 de novembro
5ª etapa - Balneário Camboriú (SC) - 5 a 8 de dezembro

2014
6ª etapa - São Luís (MA)
7ª etapa - Natal (RN)
8ª etapa - João Pessoa (PB)
9ª etapa - Maceió (AL)

Super Praia
Salvador (BA)