segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Emanuel e Evandro estreiam parceria no Slam de Moscou






Emanuel e Evandro volei de praia (Foto: Helena Rebello)

Em um ato falho, Emanuel trocou os nomes de Alison e Evandro. Uma confusão compreensível, visto a surpresa do veterano ao receber recentemente a notícia de que a parceria campeã mundial com o Mamute seria desfeita em prol de uma experiência com o jovem bloqueador carioca. Como os atletas citados não aspiravam mais ao título do Circuito Mundial 2013, a técnica Letícia Pessoa decidiu dar aos novatos Evandro e Vitor Felipe a oportunidade de dividir a quadra com os medalhistas olímpicos nos Grand Slams de Moscou e Pequim. Uma passagem curta, mas valiosa para quem sonha com uma vaga nos Jogos de 2016.

- Para mim foi uma novidade formar esta parceria neste exato momento porque realmente estou treinando há muito tempo com o Alison. Mas por outro lado é uma motivação tanto para mim e o Evandro quanto para mim e o Alison, porque vamos voltar a jogar juntos no Circuito Brasileiro e partir de São Paulo no Circuito Mundial, e isso vai fazer com que a gente valorize as qualidades de cada jogador. Se eu estiver jogando com o Alison (referindo-se a Evandro) vou valorizar ao máximo o que ele tem de qualidades, como também quando eu voltar a jogar com o Alison, vou valorizá-lo o máximo que eu posso. É uma forma de motivar e mostrar que a seleção brasileira pensa sempre em ter os melhores atletas sempre jogando juntos – disse Emanuel.

Aos 23 anos, Evandro acaba de comemorar seu primeiro título no Circuito Mundial ao lado de Vitor Felipe. Em Berlim, a jovem dupla sagrou-se campeã do Grand Slam alemão e se despediu temporariamente. Muito animado com a oportunidade, o jovem bloqueador tem consciência para importância de sugar ao máximo as lições que Emanuel possa lhe transmitir.

- Ele quer me deixar bem à vontade, e eu só tenho a crescer com o contato desta experiência dele com a minha vontade. Esta foi a melhor coisa que a Letícia fez, pelo menos para mim, que nunca tinha sonhado jogar ao lado de um multicampeão como o Emanuel, que dispensa comentários.. A ficha só caiu na terça-feira quando começamos a treinar juntos. Olhei para o lado e não vi o Vitor, vi o Emanuel, falei "caramba...". Estou muito feliz, por mais que seja só por duas etapas.

Alison e Emanuel mundial volei de praia polonia (Foto: FIVB)

Para Emanuel, mais do que movimentar a atual temporada, o objetivo da mescla das parcerias é deixar claro para os atletas que a seleção é soberana nas decisões sobre a formação das duplas e que, desta forma, o Brasil tem mais chances de lucrar em 2016.

- A filosofia é o que mais interessa, isso de ter os quatro melhores atletas do Brasil jogando nas Olimpíadas. Então temos que fazer um sacrifício em prol deste objetivo. (...) A seleção brasileira trouxe mais credibilidade para os jogadores mais jovens, tanto o Evandro quanto o Vitor, o Álvaro, os próprios Pedro e Bruno. Vemos esta evolução, e só estamos nos primeiros seis meses deste formato de seleção. Então imagino que entendo cada vez mais esta filosofia e mantendo esta estrutura de treinamentos, em dois anos teremos os melhores jogadores do planeta.