domingo, 14 de julho de 2013

Lili e Bárbara ficam com a prata na Suíça







A torcida suíça novamente fez uma grande festa. E quando Lili e Bárbara venceram um daqueles pontos de dar moral com um bloqueio em cima de Chen Xue começou a cantar um badalado hit das discotecas no final da década de 70: "that's the way, ah ha, ah ha, I like it". Mas as brasileiras desafinaram, ignoraram a letra da música e não encontraram o caminho para vencer. E apesar de lutarem muito acabaram derrotadas, neste domingo, pelas chinesas Chen Xue e Zhang Xi, atuais campeãs mundiais, e ficaram com a prata no Grand Slam de Gstaad, na Suíça, a quinta etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Mas o dia não foi só de tristeza para o Brasil. Um pouco mais cedo, na disputa pelo terceiro lugar, Taiana e Talita bateram as alemãs Ludwig e Walkenhorst, conquistaram o bronze e se mantêm como líderes do ranking mundial. Agora, a próxima etapa será Berlim, na Alemanha, nos dias 07 a 11 de agosto.

lili barbara seixas volei de praia suiça (Foto: FIVB)

Considerada a principal dupla do Circuito Mundial atualmente, as chinesas Chen Xue e Zhang Xi dominaram praticamente toda a partida. Sempre com tranquilidade, as chinesas cometeram poucos erros. O primeiro set permaneceu equilibrado até 16/16. Mas um momento de desconcentração da dupla brasileira foi fatal. Lili foi bloqueada, Bárbara errou um ataque. E o set escapou. No final, as chinesas fecharam por 21/16.

O segundo set novamente um apagão prejudicou a dupla brasileira, que pela primeira vez disputou uma final de uma etapa do Circuito Mundial. Lili e Bárbara chegaram a abrir quatro pontos de vantagem e pareciam que dominariam o set. Tempo para as chinesas quando perdiam por 8/4. Mas Chen Xue e Zhang Xi voltaram com uma sequência incrível de pontos e conseguiram virar para 12/8 ganhando oito bolas seguidas. Desmotivadas mentalmente, as brasileiras não conseguiram reagir. E viram o título ir embora com Chen Xue e Zhang Xi fechando o segundo set por 21/14. Apesar da derrota, Lili e Bárbara somaram mais 720 pontos no ranking e se mantêm como vice-líderes do Circuito Mundial 2013.

Bronze para Taiana e Talita

Antes da final, outra dupla brasileira entrou em quadra. Na luta pelo bronze, Taiana e Talita não tiveram dificuldades para vencer as alemãs Ludwig e Walkenhorst por 2 a 0, parciais de 21/14 e 21/13. Depois do ouro em Xangai (CHN), Haia (HOL) e Roma (ITA), a dupla sobe novamente ao pódio e chega aos 4.830 pontos na liderança do ranking do Circuito Mundial.

- Jogamos muito melhor do que ontem, pelas semifinais, quando as chinesas se apresentaram bem e nós não conseguimos fazer o nosso melhor. Contra as alemãs, teve um gosto especial vencê-las, pois perdemos para elas na semana passada pelo Campeonato Mundial (as brasileiras acabaram eliminadas na segunda fase). Acho que hoje o resultado foi diferente porque jogamos mais soltas, pensando apenas em fazer o que sabemos, esquecendo nossa derrota da véspera - analisou Talita.