segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bárbara/Lili se prepara para Long Beach e sonha com ouro







A parceria de Bárbara Seixas e Lili para o Circuito Mundial é recente, mas o entrosamento entre as duas já está mais que consolidado. Após um início irregular, a dupla formada em abril encontrou a sintonia ideal e conquistou medalhas nos três últimos torneios disputados: uma prata e dois bronzes. No Mundial de Stare Jablonki, na Polônia, elas derrubaram as americanas Ross e Pavlik, ficaram com o bronze e foram as únicas brasileiras no pódio. A partir desta segunda-feira, o objetivo é manter a boa fase no Grand Slam de Long Beach. Sem pressão, Bárbara acredita que a dupla está em condições de sonhar com o ouro nos EUA.

- Nós tentamos pensar em um torneio de cada vez. Precisamos manter o foco agora em Long Beach, mas é claro que os resultados que obtivemos nas etapas anteriores servem como motivação para brigarmos pela vitória. Já percorremos um longo caminho, com muitas conquistas, e já temos condições para sonhar com esse ouro - avaliou Bárbara.

Bárbara exibe medalhas conquistadas na temporada: 'Já dá para sonhar com o ouro' (Foto:  Silvio Ávila)

No sexto Grand Slam da temporada, Bárbara e Lili poderão se aproximar ainda mais de Talita e Taiana, que continuam como a melhor dupla brasileira no Circuito. Em segundo no ranking de 2013, Bárbara/Lili já ultrapassou as conterrâneas Maria Clara/Carolina e Ágatha/Maria Elisa. Mas Bárbara garante que a rivalidade é saudável e acaba funcionando como motivação extra para as competições.

- É natural existir essa rivalidade, afinal nós somos uma grande potência do vôlei de praia. Mas isso é bom para o desenvolvimento do esporte. Não é nenhuma disputa muito aflorada, é apenas uma competição saudável, que serve para motivar as duplas e fazer com que cada uma busque o seu melhor em quadra.

vôlei de praia Lili e Bárbara Seixas etapa da Polônia troféus (Foto: Agência EFE)

Antes de se unirem para o Mundial, Bárbara e Lili já haviam jogado juntas na areia. Em 2007, na Itália, a dupla conquistou o título do Mundial sub-21, sem perder uma partida sequer. Nas temporadas seguintes, Bárbara atuou ao lado de jogadoras como Vivian, Neide, Leila e Ágatha, com quem venceu o Circuito Brasileiro 2012/2013. Lili já jogou com Michelle Cavalho, Luana, Ângela e Rebecca.

Em Long Beach, o Circuito Mundial retorna aos Estados Unidos após 10 anos. A etapa realizada na Califórnia é a primeira sediada no país desde o Grand Slam de Carson, em 2003. Além de Bárbara/Lili, o Brasil estará representado por Talita/Taiana, Ágatha/Maria Elisa e as irmãs Maria Clara/Carol no torneio feminino. Na disputa masculina, o país tem as duplas Alison/Emanuel, Pedro Solberg/Bruno Schmidt e Evandro/Felipe, além da parceria temporária formada por Álvaro e o gigante Edson Felipe, de 2,02m, que substitui Ricardo, lesionado.