quinta-feira, 4 de julho de 2013

Brasil avança à 2ª fase com força máxima no masculino







Uma combinação de resultados fez Pedro Solberg e Bruno Schmidt respirarem aliviados nesta quinta-feira. Derrotados pelos espanhois Herrera e Gavira, os líderes do ranking mundial dependeram do placar de confrontos de outros grupos para se garantirem na segunda fase do Mundial de Stare Jablonki. As outras três duplas masculinas do país também avançaram, mas só Alison e Emanuel se mantêm invictos no campeonato.

Derrotados na estreia, Solberg e Schmidt precisavam vencer a dupla espanhola para se classificar sem depender de outros jogos. Os espanhois, no entanto, não deram margem para os brasileiros e fecharam em dois sets, com parciais de 21/17 e 21/18. Por sorte, outros rivais caíram, e os dois se classificaram entre os oito melhores terceiros colocados. Também no Grupo E, Evandro e Vitor Felipe fizeram o dever de casa. A dupla estreante arrasou os holandeses Van Dorsten e Oude Elferin e avançou em segundo lugar na chave.

Bruno Schmidt  Pedro Solberg mundial vôlei de praia polônia (Foto: FIVB)

Pelo Grupo B, Alison e Emanuel finalmente fizeram um jogo sem incidentes. Depois de uma chuva de granizo interromper a partida de estreia por mais de uma hora e de os adversários italianos da segunda rodada cederem a vitória por W.O. em novo dia de temporal, os atuais campeões mundiais completaram a fase de grupos com 100% de aproveitamento. A dupla medalhista de prata em Londres derrubou os letões Plavins e Peda e se classificou para a segunda fase em primeiro lugar na chave.

- Um grande time vai crescendo durante o campeonato. Nosso primeiro jogo foi muito difícil, contra um  time da casa que a gente não conhecia, enquanto eles nos conheciam muito bem. No segundo jogo o W.O. nos ajudou com relação ao descanso e também para estudar os letões. Eles se revezam na entrada e na saída de rede, então tivemos que estudar duas vezes. Fora que o Plavins foi eleito o melhor defensor das Olimpíadas, dispensa comentários. Mas acho que usamos bem a nossa "folga" para fazer o nosso melhor nesta quarta - disse Alison.

Ricardo e Álvaro Filho, que haviam garantido a classificação na véspera, fecharam a fase de grupos com derrota. Os atletas nordestinos foram superados pelos austríacos Doppler e Horst por 2 sets a 1, com parciais de 21/19, 19/21 e 15/12.