terça-feira, 9 de julho de 2013

Filho de Ricardo estreia nesta quarta no Mundial de vôlei de praia sub-19






Filho de Ricardo estreia nesta quarta no Mundial de vôlei de praia sub-19

Há pouco mais de um ano Pedro Resende decidiu que queria seguir os passos do pai. Nada mais natural para um garoto  de 15 anos. O "problema" é que o pai em questão é simplesmente o campeão olímpico Ricardo, o que inevitavelmente traria as mais variadas comparações.

Pedro encarou o desafio de frente. Mudou-se para João Pessoa para treinar no centro de vôlei de praia que Ricardo mantém na praia de Cabo Branco. Ali, encontrou o ambiente ideal para evoluir na profissão. Além do pai, costuma bater bola com outros atletas de ponta, como Jorge, Renatão, Gilmário, Álvaro Filho, entre outros.


A recompensa não demorou. Veio com a convocação para a seleção brasileira de vôlei de praia. Ao lado de Matheus, Pedro Resende (nome que resolveu adotar no esporte, deixando de lado o sobrenome Santos) debuta nesta quarta-feira numa competição internacional. Vai encarar o Campeonato Mundial sub-19, na cidade do Porto, em Portugal, com a responsabilidade de levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio, o que só aconteceu uma vez na história, em 2002, na Grécia, com Ian Borges e Pedro Solberg.

Pedro e Matheus precisam antes de mais nada passar pelo qualifying. A outra dupla brasileira, formada por George e Renato, entra direto no torneio principal. No feminino, o Brasil terá Andressa/Paula Hoffmann no qualifying e ainda Duda/Tainá no torneio principal.


Na história, os dois países que dominam o pódio do Mundial Sub-19 são Alemanha e Polônia. Enquanto o Brasil tem um total de cinco medalhas (duas de ouro e três de prata), os alemães contabilizam 13 (cinco de ouro, duas de prata e seis de bronze) e os poloneses, dez (cinco de ouro, duas de prata e três de bronze).

Em Portugal, o Brasil será representado por três paraibanos (Pedro Resende, George e Andressa), três cariocas (Renato, Matheus e Paulo Hoffmann) e duas sergipanas (Duda e Tainá).

- A competição será duríssima. Cinco times que jogaram o Mundial Sub-21 estarão neste Sub-19, inclusive a dupla da Polônia que foi campeã. As duplas de Suíça, Áustria e França também são muito fortes, e jogaram a edição do ano passado. Apesar de jovens, já têm rodagem em torneios europeus também. Mas nossa preparação foi muito boa e lutaremos por um bomresultado para o Brasil - Julio Kunz, assistente do técnico Reis Castro nas seleções femininas sub-19 e sub-21.