sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Talita faz análise de temporada vitoriosa







O ano de 2013 foi ótimo para o vôlei de praia brasileiro, que conquistou 18 medalhas no Circuito Mundial, sendo seis de ouro, cinco de prata e sete de bronze. Entre os responsáveis pela ótima campanha do País está Talita, que, ao lado de Taiana, venceu cinco dos dez Grand Slams e conquistou o título do Circuito Mundial.

O bom desempenho também fez com que a atleta conquistasse diversos prêmios. Feliz com o reconhecimento de seu trabalho, ela fez uma análise da temporada, destacando a estrutura da Seleção como fundamental para os bons resultados.

"Foi um ano em que tivemos de nos adaptar a um novo sistema, diferente daquilo a que estávamos habituados. Toda mudança gera expectativa, mas o nosso esporte continuou vencedor. Ainda assim, a tendência é melhorar ainda mais. Tudo nos serviu como um enorme aprendizado. Treinamos em alto nível, e com as adversárias ao lado, atletas de ponta, o que eleva o treinamento e faz com que a gente evolua o tempo todo. Sem falar na estrutura do Aryzão, em Saquarema, a melhor possível. E essa competição sadia dentro da Seleção, de cada uma brigar pelo seu espaço e por um objetivo comum lá na frente, também ajudou muito", afirmou.

Além do título do Circuito Mundial, Talita também foi campeã do World Cup Final, ao lado de Maria Elisa. A atleta ainda foi eleita a melhor da modalidade no Prêmio Brasil Olímpico, além de ter recebido da Federação Internacional de Voleibol os prêmios de melhor bloqueio, melhor atacante, melhor jogadora ofensiva e dupla do ano com Taiana.

"Algumas grandes duplas saíram de cena, o que é normal após o encerramento de um ciclo olímpico. A americana May e a Larissa, duas gigantes, pararam; a Juliana acabou não jogando; a Zhang Xi parou no meio da temporada, mas, em compensação, já surgiu uma outra chinesa, de 16 anos, de bom nível; a Walsh retornou no fim e formou um belo time com a April... Com tantas mudanças, eu e a Taiana, também uma dupla nova, nos adaptamos bem uma a outra e ao novo sistema, amadurecemos rapidamente e conseguimos bons resultados. As demais parcerias do Brasil também foram muito bem, sempre brigando pelo pódio", comentou Talita, fazendo uma análise sobre o Circuito Mundial.

No entanto, a atleta não conseguiu apenas resultados positivos. Sem chegar ao pódio no Campeonato Mundial, ela lidou bem com a eliminação e procurou enxergar os pontos positivos da derrota.

"No Campeonato Mundial, jogamos praticamente contra os mesmos times. Só que algumas duplas, às vezes, preparam-se só para esse torneio, que é de tiro curto, em uma semana, o mais importante do ano. Eu e Taiana acabamos sendo eliminadas pelas alemãs Ludwig e Walkenhorst. Toda nossa comissão técnica brigou muito por esse título, ficamos decepcionadas com o nosso desempenho, mas Lili e Bárbara Seixas ainda conquistaram um terceiro lugar e levaram o Brasil ao pódio. No nosso esporte, temos que saber lidar com os resultados ruins e tomar isso como um aprendizado", comentou.

Por fim, Talita fez questão de agradecer à comissão técnica, elogiou a Seleção Brasileira e previu resultados ainda melhores em 2014.

"Fiquei feliz de poder treinar com atletas que também são minhas adversárias. Todo mundo se doou muito na seleção em 2013, o que explica os bons resultados. Grande mérito, também, de toda comissão técnica. Se houver mudanças e ajustes para o ano que vem, com certeza serão para melhor. Nada como trocar ideias, conversar, dar sugestões para que todos nós e o nosso esporte possamos evoluir ainda mais. Espero uma seleção mais forte em 2014. Temos tudo para dar outro grande passo nesse novo sistema", concluiu.