sábado, 7 de dezembro de 2013

Ágatha/Bárbara e Juliana/Maria Elisa voltam a se encontrar na final






vôlei praia agatha barbara seixas circuito brasileiro (Foto: Túlio Moreira)

A disputa feminina do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia chega à última etapa do ano com um equilíbrio inédito na história da competição. Em quatro etapas, quatro duplas diferentes subiram no lugar mais alto do pódio. Na final deste domingo, em São José (SC), Ágatha e Bárbara Seixas, atuais campeãs e donas do título da fase anterior, terão a chance de quebrar esse retrospecto e faturar o segundo título da dupla na temporada 2013/14. Para isso, precisarão bater Juliana e Maria Elisa, que ainda estão em busca do primeiro ouro nesta edição.

Vencedoras no Guarujá (SP), justamente contra Juliana e Maria Elisa, Ágatha e Bárbara asseguraram vaga na decisão da etapa de São José após um acirrado duelo contra Ângela e Val. O bloqueio eficiente da paranense Ágatha fez a diferença no primeiro set, disputado ponto a ponto e vencido por 21/18. Na parcial seguinte, a dupla número 2 do ranking nacional sofreu um "apagão", cometeu muitos erros de defesa e ataque e permitiu o empate de Val e Ângela, por 21/13. No tie-break, Ágatha e Bárbara resgataram a confiança e confirmaram o favoritismo: 15/9.

- Esses apagões acontecem quando a gente começa a pensar em muita coisa ao mesmo tempo durante o jogo. Então, tivemos que ficar concentradas de novo e lembrar do básico: sacar, levantar e atacar bem. Depois do segundo set, eu e a Bárbara conseguimos resgatar isso e voltar para o jogo. A Val e a Ângela foram adversárias difíceis, jogaram muito bem, e nós sabemos que amanhã teremos que encarar outra pedreira para buscar nosso segundo título - explicou Ágatha.

Em terceiro lugar no ranking do campeonato, a outra dupla da final catarinense é presença constante nos pódios da competição, mas ainda não conseguiu faturar um ouro desde o início desta temporada. Para ir à decisão e brigar pelo título inédito, Juliana e Maria Elisa enfrentaram uma disputa acirrada contra as campeãs do Circuito Mundial, Talita e Taiana. Chegaram a abrir cinco pontos de frente no primeiro set, mas permitiram a reação das rivais e venceram de forma apertada, por 21/19. A vitória no segundo set foi um pouco mais tranquila: 21/16.

- Eu e a Maria Elisa estamos num trabalho constante de preparação individual, além de criarmos identidade como dupla. Então, percebemos esse crescimento  a cada etapa. A final de amanhã não tem gosto de revanche contra a Ágatha e a Bárbara. A gente vai entrar focada apenas no título. Depois do Guarujá, eu treinei muito um fundamento em que não estava tão bem, e acho que agora poderei mostrar essa evolução - analisou Juliana.

Na disputa masculina, Alison/Emanuel aguarda o resultado do jogo de Ricardo/Márcio contra Jorge/Pedro Solberg. As finais masculina e feminina da etapa de São José serão transmitidas ao vivo pelo SporTV, a partir das 9h30m (de Brasília).