segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Emanuel vê evolução no vôlei de praia






No último sábado, dia 19 de outubro, a conquista do Campeonato Mundial de vôlei de praia pela dupla Ricardo/Emanuel no Rio de Janeiro completou dez anos. Neste domingo, na mesma areia onde foi campeão mundial, a da Praia de Copacabana, Emanuel exaltou o quanto a modalidade evoluiu nestes dez anos que se passaram após a conquista.

- Quando penso nestes anos que se passaram, eu vejo a evolução do vôlei de praia, que mudou muito daquela época até aqui. E principalmente cresceu em número de atletas e patrocinadores. Se tornou um esporte verdadeiro, naquela época ainda estava se formando com as características de um esporte olímpico. Ver como este esporte está hoje me deixa muito satisfeito - disse Emanuel, que está com 40 anos e foi vice-campeão da etapa do Rio do Circuito Banco do Brasil neste domingo, ao lado de Alison.

Quanto à conquista do Mundial de 2003, vencido após triunfo sobre os americanos Dax Holdren e Stein Metzger na decisão, por 2 sets a 0 (21-18 e 21-15), Emanuel exalta o fato de ter sido um importante passo da dupla que seria campeã olímpica em seguida:

- Foi um feito memorável. Eu lembro que estava com a barba bem grossa. Eu falei que ia deixar essa barba por pelo menos uns dois meses para mostrar o quanto eu queria vencer aquele torneio. Mas o contexto de jogar no Brasil e conquistar o segundo título com o Ricardo, com quem fui campeão olímpico em 2004.

Emanuel já foi campeão mundial em outras duas oportunidades. Em 1999, ao lado de José Loiola, ele foi campeão em Marselha, na França, e em 2011, já ao lado de seu atual parceiro Alison, venceu em Roma, na Itália. Neste último título, Alison/Emanuel derrotou Ricardo/Márcio na final.