quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Ágatha e Maria Elisa pegam Walsh e April em SP: 'Estão mordidas'






Maria Elisa e Ágatha formam uma das duplas da elite brasileira do vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)

Por onde passa, a americana Kerri Walsh Jennings atrai olhares no Parque Villa-Lobos. Não à toa. Tricampeã olímpica, a jogadora de 35 anos é a maior estrela do Grand Slam de vôlei de praia de São Paulo e é tratada como ídolo até mesmo por suas concorrentes.

De volta ao Circuito Mundial com força total depois de dar à luz seu terceiro filho, a lenda da modalidade duelará com as brasileiras Ágatha e Maria Elisa nesta quinta-feira pela primeira posição do Grupo P. A dupla brasileira foi justamente a algoz de Walsh em sua única competição pelo Circuito Mundial neste ano, o Grand Slam de Gstaad, no início de julho. A história agora é outra.

A tricampeã olímpica Kerri Walsh é um dos destaques do Grand Slam de São Paulo (Foto: Divulgação/FIVB)

- Nós eliminamos a Wlash e a April Ross nas oitavas de final, na Suíça. Elas estão mordidas. É perigoso, mas é bom. É um respeito que os times brasileiros estão impondo - disse Maria Elisa.

- Jogamos contra elas na Suíça, que foi a primeira competição da dupla. Temos esse histórico legal, mas sabemos que isso não quer dizer nada. Foi há três meses. A dupla está treinando junta, e a Walsh se recuperou melhor do parto - completou Ágatha.

Apaixonada por jogar vôlei de praia, Walsh esperou apenas três meses desde o nascimento do filho Scout - ela também é mãe de Joseph e Sundance - para retornar às competições internacionais com parceria nova, já que Misty may-Treanor se aposentou. Por isso, a americana ainda não estava em boa forma nem entrosada com a parceira April Ross, vice-campeã olímpica.

- Por mais vitoriosas que elas tenham sido com parceiras diferentes, elas ainda estão se descobrindo, e isso dificulta o jogo delas. Vamos entrar com a mesma vontade (do duelo na Suíça), com uma tática um pouco mais agressiva pelo fato de elas terem treinado juntas. A Walsh voltou a ser aquela grande jogadora, já está recuperada da gravidez. Ela gosta muito de jogar - disse Maria Elisa.

Na Suíça, Ágatha (foto) e Maria Elisa eliminaram Walsh e a parceira April Ross (Foto: Divulgação/FIVB)

As duas duplas tiveram campanhas bem parecidas durante o primeiro dia da fase de grupos em São Paulo, com vitórias por 2 a 0 sobre as cazaques Mashkova e Tsimbalova e por 2 a 1 sobre as holandesas Van der Vlist e Braakman. Apesar de jogarem sempre simultaneamente, Ágatha ainda conseguiu ver alguns minutos de uma das partidas da adversária e confirmou a evolução física de Walsh.

- Estávamos vendo o que tinha de diferente e com certeza é uma dupla muito mais entrosada hoje. Teremos de entrar focadas e atentas, porque não vai ser moleza, mas não vamos deixar espaço para revanche, vamos para cima delas. Precisamos entrar muito concentradas para ficar em primeiro, porque assim temos um jogo a menos - disse Ágatha.

A dupla que vencer o duelo e, por consequência, ficar na primeira colocação do grupo avançará direto para as oitavas de final do Grand Slam, na sexta-feira. Quem perder terá de passar por uma repescagem também na sexta. A competição no Parque Villa-Lobos se estende até domingo e tem entrada gratuita. O SporTV transmite ao vivo as semifinais, no sábado, a partir das 11h, e as finais masculina e feminina, no domingo, às 10h.