quinta-feira, 24 de julho de 2014

Larissa e Talita superam ex-parceiras Juliana e Maria Elisa em Long Beach







Há dois anos, elas dividiam o mesmo lado no tanque de areia. Por nove anos, Juliana e Larissa formaram uma das parcerias mais vitoriosas do vôlei de praia, conquistando sete títulos do Circuito Mundial, cinco do Brasileiro e a medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Talita e Maria Elisa, por sua vez, atuaram juntas de 2009 a 2012, ficando com o bronze no Mundial da Noruega, dois vices do Circuito Mundial (2009 e 2010) e o nono lugar na última edição dos Jogos. Agora, com as parcerias desfeitas, tornaram-se rivais e protagonizaram um dos duelos mais aguardados do Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos. Na estreia pela fase de grupos do torneio, Larissa e Talita venceram o primeiro encontro com as ex-parceiras por 2 sets a 0 (21/15 e 21/17).

- Tenho uma história incrível ao lado da Juliana e gosto muito dela. Mas, quando estivermos em quadra jogando uma contra a outra vamos sempre querer vencer. Hoje, entrei em quadra como se tivesse jogando contra uma adversária, e não contra uma pessoa com quem joguei tanto tempo junta. Claro que o fato de nos conhecermos bem ajuda na hora do jogo, mas isso favorece os dois lados. Eu e a Talita conseguimos impor um bom ritmo na partida e isso nos deu a vitória. Mas foi só o primeiro jogo da etapa e precisamos focar nos próximos desafios. Queremos um resultado melhor do que tivemos na semana passada, na nossa estreia - destacou Larissa.

Quatro duplas representam o Brasil no torneio principal da etapa da Califórnia. No ano passado, as campeãs foram Talita e Taiana, que encerraram a parceria há cerca de um mês. Berço do vôlei de praia na década de 1920, os Estados Unidos já sediaram dez competições internacionais da modalidade a até hoje, como os Jogos de Atlanta, em 1996, que marcaram a inclusão no esporte no programa olímpico. Entre os homens, as duplas brasileiras são as recordistas em medalhas, com 13 pódios e cinco ouros. No feminino, por sua vez, o país levou 14 medalhas.

-  Esta não foi a primeira vez que joguei contra a Maria desde que terminamos a parceria. Já estive nessa situação quando jogava com a Taiana. Acho que aprendi a lidar com isso. Na verdade é preciso entrar em quadra pensando que é uma adversária como outra qualquer. Até mesmo porque sempre estudamos nossas adversárias. Por isso, o fato de já ter jogado muito não acaba sendo uma vantagem tão grande - disse Talita.

Heptacampeã do Circuito Mundial e dona de quatro medalhas em Mundiais - incluindo o ouro de Roma 2011 ao lado de Juliana -, Larissa decidiu interromper a carreira pelo sonho de ser mãe, mas nunca deixou de expressar a sua vontade de voltar em busca do ouro olímpico. Após casar-se com Lili, ela realizou um tratamento de fertilização, mas não conseguiu levar uma gravidez até o fim. Ao menos por ora, o desafio é novamente o vôlei de praia. A jogadora, que não jogava desde o dia 9 de dezembro de 2012, voltou às areias no Grand Slam de Haia, neste mês, vencido por Taiana e Fernanda Berti, dupla recém-formada.

Ao lado da nova parceira, Larissa também venceu o segundo jogo em Long Beach contra as argentinas Gallay e Klug por 2 sets a 0 (22/20 e 21/12). O próximo compromisso da dupla pela fase de grupos será nesta quinta-feira diante das americanas Branagh e Pavlik.

Juliana e Maria Elisa conseguiram se recuperar ainda nesta quarta. A dupla teve trabalho, mas derrotou as americanas Nicole Branagh e Whitney Pavlik por 2 sets a 0 (27/25 e 21/15), em 50 minutos. As brasileiras, que ocupam a terceira colocação do Grupo B, enfrentam nesta quinta as argentinas Gallay e Klug, que estão no segundo lugar da chave.

Campeãs da última etapa do Circuito Mundial de 2014, o Grand Slam de Haia, na Holanda, Taiana e Fernanda Berti mantiveram o bom ritmo e venceram as duas partidas que disputaram nesta quarta: 2 a 0 contra as canadenses Melissa Humana-Paredes e Taylor Pischke (21/10 e 22/20), e 2 a 0 contra as alemãs Teresa Mersmann e Isabel Schneider (21/12 e 21/18). Nesta quinta, elas fazem o duelo de líderes do Grupo G contra Laura Ludwig e Julia Sude, da Alemanha, que também ganharam seus dois jogos.

Ágatha e Bárbara Seixas também estrearam com duas tranquilas. Primeiro, passaram pelas cazaques Mashkova e Tsimbalova por 2 sets a 0 (21/13 e 21/19). Após um início arrasador, as brasileiras frearam a reação das adversárias no fim. No segundo jogo do dia, elas derrotaram as polonesas Brzostek e Kolosinka por 2 sets a 0 (21/17 e 21/16) para assumir a ponta do Grupo E. Nesta quinta, elas encaram as americanas Emily Day e Summer Ross, que aparecem no segundo lugar da chave.

O torneio principal masculino será realizado a partir desta quinta-feira nas areias da Califórnia. Long Beach é o sétimo Grand Slam da temporada 2014 do Circuito Mundial, que também teve a disputa de quatro Opens (Praga contou apenas com o torneio feminino) até o momento. Além de um prêmio de mais de R$ 127 mil, a dupla campeã soma 800 pontos na briga pelo troféu geral. A premiação total do torneio é de 1 milhão de dólares.