sábado, 7 de março de 2015

Larissa/Talita leva título da temporada






Talita e Larissa vôlei de praia (Foto:  Paulo Frank / CBV)

A zebra atacou na etapa de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Na disputa das oitavas de final (repescagem), neste sábado pela manhã, Fabiola e Thaís surpreenderam as irmãs Maria Clara e Carol, filhas da ex-jogadora Isabel, venceram por 2 a 0 (21/18 e 23/21) e deixaram a sul-matogrossense Talita e a capixaba Larissa com a mão no caneco da temporada 2014/2015. Bastaria que vencessem um jogo para que pudessem soltar o grito de campeãs. E elas não desperdiçaram a oportunidade. Nas quartas de final, derrotaram as jovens Carol Horta, de 22 anos, e Duda, de apenas 16, por 2 a 0 (21/11 e 21/16), para garantir a conquista antecipada na penúltima etapa. A última será disputada em Salvador, de 27 a 29 de março.

- Estamos muito felizes. Este é um trabalho que está apenas começando, e conseguir o título do Circuito Brasileiro era um de nossos objetivos. Quando nos juntamos, criamos metas, e lógico que a primeira delas era se acertar como um time. Ser coroada com o título brasileiro é tão bacana, é saber que estamos no caminho certo. E que outras vitórias venham com esse trabalho, estamos nos dedicando 200%, estamos nos doando e isso está dando certo - relatou Talita.

Larissa lembrou do período em que ficou fora das areias para tentar ser mãe (de 2012 à metade de 2014) e ressaltou o apoio de sua equipe no retorno. Ela dedicou o título à Talita, sua parceira, ao técnico Reis Castro e ao preparador físico Francisco Oliveira.

 - É fundamental. Eu sabia que só ia conseguir formar um time forte se tivesse o Reis Castro ao meu lado. Sem minha equipe, eu estaria pela metade, não seria a Larissa. Para voltar a ser a Larissa que eu sempre fui, dependo deles. Eu dedico esse título a eles - completou Larissa.

É o segundo título de Larissa e Talita em apenas uma semana. No último domingo, elas bateram as americanas Summer Ross e Jennifer Fopma no desafio Melhores do Mundo, disputado entre Brasil e Estados Unidos na Praia de Copacabana, garantindo o ouro no feminino. O resultado em Jaboatão dos Guararapes deu à dupla, um das grandes postulantes à vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, a classificação no Circuito Mundial de 2015. Somente Juliana e Maria Elisa, atuais campeãs, já eram nome certo na competição.

Larissa, a "Mulher Mágica", e Talita, "A Soberana", estão juntas desde junho do ano passado. Antes disso, a primeira, que é medalhista de bronze em Londres 2012, passou por um período fora das quadras para tentar ser mãe. Juntas, conseguiram conquistar 11 títulos de 14 disputados, sendo seis etapas consecutivas do Circuito Brasileiro e quatro do Mundial, além do Melhores do Mundo.

Elas chegaram a alcançar a marca histórica de 61 vitórias seguidas nos dois torneios, um recorde nacional (internacionalmente, Kerri Walsh e Misty May ganharam 90 jogos seguidos). A dupla brasileira perdeu a invencibilidade na etapa de João Pessoa do torneio nacional ao perder para Taiana e Fernanda Berti.

Irmãs Maria Clara e Carol perdem para Thais e Fabíola e perdem chance de título (Foto: Paulo Frank/CBV)I

Com o título da temporada, Larissa alcança a marca de sete conquistas de temporada, sendo cinco ao lado de Juliana e uma com Vivian. Já Talita chega a seu segundo título, ambos com Maria Elisa. A "Mulher Mágica" só está atrás das ex-jogadoras Adriana Behar e Shelda. Elas chegaram a oito conquistas do Circuito Brasileiro na carreira e são as recordistas no feminino.

Apesar de já terem garantido o título da temporada, Larissa e Talita brigam pelo caneco em Jaboatão dos Guararapes. A partir das 17h, elas fazem a semifinal contra Ágatha e Bárbara Seixas. O outro jogo tem Taiana e Fernanda Berti, algozes das duas em João Pessoa, contra Josi e Elize Maia.