quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Ricardo volta a jogar ao lado de Emanuel em Porto Alegre






Ricardo e Emanuel (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Um é dono de sete títulos do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Outro já ficou com o primeiro lugar ao fim da temporada nacional cinco vezes. Juntos, Ricardo e Emanuel já foram campeões em cinco oportunidades no país. Na temporada 2014/15, eles lutam por um novo título, principalmente agora que dependem dos resultados no circuito nacional para disputarem o circuito mundial, que garante a ida aos Jogos Olímpicos de 2016. Mas como em todo caminho, muitas vezes as curvas são sinuosas, e na quarta e última etapa, em São José, os dois não pisaram na areia catarinense, já que Ricardo, com dores no joelho, preferiu se recuperar. De volta para jogar a partir desta sexta-feira a etapa de Porto Alegre, na arena montada no Parque da Marinha, às margens do Rio Guaíba, o jogador baiano admite que ainda não se recuperou totalmente, e que será na base da superação.

Ricardo sentiu dores fortes na parte interna do joelho esquerdo por conta de uma inflamação óssea, segundo ele adquirida na etapa do circuito mundial em Barueri, no final de setembro, quando a dupla foi vice-campeã. Em seguida veio a etapa nacional de Campinas, e aí o jogador viu que não dava mais para continuar, desistindo até mesmo da disputa do terceiro lugar.

- Acabei me lesionando na etapa mundial por ter sido um piso muito duro, e depois veio a consequência. Ainda joguei mais uma etapa logo após, mas chegou no final da competição tive que parar. Preferi parar para tratar e voltar da melhor forma. Fiquei parado praticamente seis semanas em tratamento e, como hoje em dia a classificação do nosso sistema para jogar o circuito mundial depende agora do circuito nacional, então não posso ficar muito tempo longe. Acabei adiantando um pouco o meu retorno, já estou muito melhor em relação às dores, mas ainda não estou 100% sem dor. Dá para competir. É esperar acontecer para ver no que vai dar durante a competição. Mas estou muito esperançoso, quando a gente entra em quadra a vontade de vencer é muito grande e acaba superando dificuldades como essa.

Com participação em três das quatro etapas realizadas até aqui, e com o título em Vitória logo na primeira competição, a dupla Ricardo e Emanuel ocupa hoje o terceiro lugar no circuito brasileiro, com 1.040 pontos, enquanto Bruno e Hevaldo lideram com 1.200, à frente também de Jô e Leo Vieira, com 1.060. Emanuel se diz ansioso por jogar, em busca do entrosamento ideal 

- Estou ansioso para jogar essa etapa de Porto Alegre, esse vai ser nosso quarto campeonato juntos, então, se formos contabilizar, estamos ainda reaprendendo a jogar nessa nova fase. Nós não tivemos a oportunidade de jogar em Santa Catarina três semanas atrás porque o Ricardo estava sentindo o joelho, mas agora, com 80% já em condições, acho que temos que usar essa motivação para servir como degrau já para o ano que vem, que é o nosso grande objetivo.

Ricardo admite que a dupla, que voltou a jogar no final de agosto, ainda tem atuado na base da individualidade, e que o conjunto e entrosamento deverá vir no decorrer do próximo ano.

- Não tivemos uma pré-temporada para formar um time competitivo para brigar de igual, nos unimos e já começamos a jogar. Foi uma expectativa para a gente na competição, com três dias de treinamento, vencer logo a primeira etapa. Independentemente do tempo que jogamos juntos no passado, hoje é um outro voleibol, e nesse momento jogamos mais na individualidade de cada um. Com o tempo a gente vai ganhar aquele conjunto e entrosamento que sempre tivemos, e acredito que para a temporada de 2015 vamos vir mais preparados para enfrentar tanto o calendário como os próprios adversários.

Ricardo e Emanuel Porto Alegre (Foto: José Geraldo Azevedo)

Depois de Porto Alegre, o circuito nacional ainda passa por Fortaleza, João Pessoa, Recife, Salvador e encerra em Maceió. Emanuel ressalta que a cada competição a dupla relembra o jeito de jogar que os levou a medalhas e recordes no vôlei de praia.

- Foi surpresa (vencer em Vitória), mas também foi marcante. Surpresa porque não esperávamos no primeiro campeonato já seremos campeões, mas também marcante porque lembramos de muita coisa positiva. Vimos que já temos muitas coisas gravadas na nossa memória e é só relembrar para fazer acontecer. Por outro lado, a gente tem consciência que nossa dupla é um pouco mais velha que as duplas que estão aí, tem uma geração de atletas brasileiros muito fortes, que a gente tem que saber jogar contra eles e os sobrepor nos próximos campeonatos.

A primeira fase da etapa na capital gaúcha acontece nessa sexta-feira, enquanto as quartas de final e semifinais serão disputadas no sábado, enquanto a decisão e a disputa do terceiro lugar será no domingo.