segunda-feira, 14 de abril de 2014

Talita/Taiana domina Fê Berti/Elize e é campeã invicta do Super Praia






Talita e Taiana, volei de praia (Foto: Paulo Frank/CBV)

Fernanda Berti e Elize Maia não tinham nada a perder. Depois de duas derrotas no primeiro dia, ter chegado a final já era uma surpresa e um grande feito. No embalo das semifinais, no entanto, a carioca e a capixaba deram muito trabalho dentro de quadra. Mas nem todo o esforço foi capaz de parar Talita e Taiana. As atuais campeãs do Circuito Mundial fizeram valer o favoritismo e, com parciais de 21/16, 18/21 e 15/10, conquistaram o Super Praia com campanha invicta. O pódio em Salvador teve ainda Lili e Duda, que derrubaram as irmãs Maria Clara e Carol na disputa pelo terceiro lugar.

Além do troféu, Talita e Taiana levam para casa o prêmio de R$ 79.950 mil e dois carros de uma montadora chinesa. Este foi o terceiro título da dupla na temporada nacional. As duas foram campeãs da etapa de abertura do Circuito Brasileiro 2013/2014 e também do Open de Natal. Entre pódios, também foram vice-campeãs no Rio de Janeiro e terceira colocadas em São José e Maceió.

- Eu acho que elas sacaram melhor e começaram a virar mais bolas. E aquela ansiedade de fechar logo o jogo atrapalhou. Querer acertar, ajudar o parceiro, nos fez ultrapassar o limite. O querer muito, se você não dosar, atrapalha. Não ajudei a Taiana no segundo set. No primeiro e no terceiro ajudei mais. E não tirar o mérito delas. No segundo set, a Elize jogou muito bem, virou muitas bolas. E esse é um jogo de alto nível, profissional, e num calor desse, não imaginávamos que seria um jogo fácil. Elas jogaram muito bem ontem (sábado), então sabíamos que entrariam em quadra com vontade e segurança. Mas, sempre brinco que nosso time não desiste nunca. Já buscamos jogos impossíveis, então é correr atrás da bola o tempo todo - disse Talita após o jogo.

O jogo

Uma boa sequência de Elize Maia no saque deu um tom inesperado ao início do jogo. Em bloqueio sobre Taiana, Fernanda Berti abriu 4 a 1. As atuais campeãs do Circuito Mundial reagiram e tomaram a liderança em 9 a 8. Após a primeira parada técnica, as favoritas deslancharam. Talita encaixou ótimos bloqueios e, quando não pontuou direto, armou contra-ataques importantes. Nem o pedido de tempo do técnico rival atrapalhou a arrancada. Com uma pancada na diagonal curta, Taiana fechou a parcial em 21/16.

Assim como o primeiro, o segundo set começou com o marcador apertado. Quando Elize Maia tinha sucesso em uma largada, Taiana respondia na mesma moeda. Com ótima visão de jogo e oportunismo, Talita converteu duas bolas de segunda e abriu três pontos de vantagem. Um pedido de tempo, porém, mudou o panorama do jogo. Elize e Fernanda marcaram seis pontos seguidos e reverteram o placar para 11 a 8. Foi a vez do treinador Pompilho Mercadante parar a partida.

Elize e Fernanda seguiram bem até alcançarem os 15 pontos. Daí em diante, Talita brilhou no bloqueio, e um ace de Taiana fez a diferença cair para um ponto. O jogo ficou lá e cá, mas um golpe de vista errado de Talita cedeu o ace para Fernanda Berti. Explorando o bloqueio rival, a ex-atleta da quadra levou a partida para o tie-break: 21/18. No set decisivo, não houve margem para o azar. Taiana imprimiu um ritmo forte e deixou o placar com 3 a 0. Desta vez, nenhum pedido de tempo rival fez diferença. Talita sobrou junto à rede, e o time disparou. Berti ainda salvou dois championship points, mas Taiana deu o golpe final: 15/10.