Líderes do ranking do Circuito Mundial de vôlei de praia, Taiana e Talita comprovaram o favoritismo no Grand Slam de São Paulo. Com duas vitórias neste primeiro dia de disputas, as brasileiras dividem a liderança do Grupo J com as eslovacas Dubovcoca e Nestarcova, contra quem decidem a vaga direta nas oitavas de final, nesta quinta-feira.
"Estamos superconcentradas. Entramos em cada jogo buscando todas as bolas. O pensamento tem que ser sempre de não deixá-la cair, mesmo se estivermos vencendo por dez pontos de diferença. Esse é o espírito do nosso time. A gente se cobra muito para nos mantermos alertas. Vamos ver se a gente vence as eslovacas para garantirmos logo a classificação", disse Taiana.
Nesta quarta-feira, ela e Talita estrearam com vitória tranquila sobre as francesas Adelin e Longuet, em parciais de 21/14. No jogo seguinte, mais um triunfo, desta vez sobre as australianas Bawden e Clancy, por 21/17 e 21/16.
Outra dupla que se manteve invicta após duas partidas na primeira fase é a formada por Ágatha e Maria Elisa. Pelo Grupo P, elas venceram Van der Vlist e Braakman por 2 a 1, em parciais de 22/20, 19/21 e 15/9. Em seguida, bateram as cazaques Mashkova e Tsimbalova por 2 a 0, com 21/19 e 21/11. Nesta quinta, as brasileiras decidem a liderança do quadrangular contra a tricampeã olímpica Kerri Walsh e sua parceira April Ross, dos Estados Unidos.
A experiente norte-americana volta ao Circuito após recuperar-se de lesão no abdômen. Após os Jogos Olímpicos de Londres-2012, ela se afastou de competições para dar à luz o seu terceiro filho. No seu retorno, no Grand Slam de Gstaad, na Suíça, acabou eliminada justamente pela dupla brasileira.
"Estamos bem preparadas para enfrentá-las novamente. Mas será um jogo diferente, pois a Walsh já vem mais treinada, tendo jogado alguns torneios. E ela está voltando a ser aquela jogadora. Mas é uma parceria nova e ainda estão se descobrindo. Como ganhamos delas no último encontro, alguns até nos apontam como favoritas. Nosso time tem excelentes condições de vencê-las, mas não podemos esquecer que, apesar de não serem um bicho de sete cabeças, são duas medalhistas olímpicas", analisou Maria Elisa.
Pelo Grupo K, Maria Clara e Carol atropelaram as japoneses Take e Mizoe (21/15 e 21/8) e superaram as norte-americanas Emili Day e Summer Ross (21/9, 21/23 e 15/10) e também completaram o primeiro dia invictas. Já Lili e Bárbara Sexas passaram pela colombianas Andrea e Gorda (21/11 e 21/14), mas acabaram derrotadas por 2 a 1 pelas russas Ukopola e Prokopeva (21/16, 16/21 e 15/13). Mesmo assim, podem garantir a classificação nesta quinta.
Por outro lado, Elize Maia e Fernanda Berti precisa vencer para seguir apenas à repescagem. Vindas do quali, as estreantes em Grand Slams perderam suas duas partidas nesta quarta-feira e tem que bater as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug para seguirem na luta por uma vaga nas oitavas.