Em um dos duelos mais aguardados do dia e da fase de grupos, Ágatha e Maria Elisa acabaram superadas pela tricampeã olímpica Kerri Walsh e sua parceira April Ross. Com o resultado, as americanas garantiram o primeiro lugar do Grupo G, forçando as brasileiras a encarar a segunda fase eliminatória na busca por uma vaga nas oitavas. E era um jogo encarado como uma revanche.
No Grand Slam de Gstaad (SUI), torneio que marcou a estreia da dupla Walsh/Ross, a vitória foi de Ágatha e Maria Elisa, que eliminaram as rivais nas oitavas. Nesta quinta, apesar do equilíbrio, a história foi contada de outra forma. Depois de perderem o primeiro set por 21/16, as brasileiras venceram o segundo por 22/20 e levaram o jogo para o tie break. Chegaram a abrir 5/1 e ficaram à frente do placar até o fim, quando as americanas viraram em 13/12 e, num ataque de Walsh, fecharam em 15/13.
"Os dois times entraram sabendo que seria um jogo bem difícil. Todas jogaram muito concentradas. Mas a Walsh levou vantagem na altura que pegou na bola, fugindo do nosso bloqueio, facilitando a virada de bola delas", disse Maria Elisa, que falou também sobre a acirrada disputa entre elas dentro de quadra. "Num jogo desse, quem não sente tensão não está a fim. É o famoso 'querer vencer', que é um ponto positivo. Perdemos desta vez, mas faz parte. Ainda não acabou", emendou.
Na manhã desta sexta, Ágatha e Maria Elisa lutarão pela vaga nas oitavas contra mais uma dupla americana: Emily Day e Summer Ross.