E o Brasil terá todas as suas duplas femininas no torneio principal do Grand Slam de São Paulo do Circuito Mundial. O primeiro grande objetivo de Elize Maia/Fernanda Berti, que era passar pelo qualifying, foi alcançado na manhã desta TERÇA-FEIRA (08.10), em jogo contra as chilenas Rivas Zapata e Camila Pazdirek na quadra central da arena montada no Parque Villa Lobos. Assim, elas se juntam a Talita/Taiana, Maria Clara/Carol, Lili/Bárbara Seixas e Ágatha/Maria Elisa no torneio principal.
Foi uma partida marcante para Elize e Fernanda, por ser a estreia de ambas num Grand Slam. Na atual temporada, elas só haviam disputado a etapa Open de Anapa (RUS), onde terminaram em quinto lugar. E o saque inicial na capital paulista não poderia ter sido melhor, visto que a dupla do Chile é bem conhecida das brasileiras – pode-se dizer, também, freguesas de carteirinha. No Circuito Sul-Americano 2012/2013, elas se enfrentaram algumas vezes e só deu Brasil.
"Foi bom começar contra uma dupla que já conhecíamos bem, para quem nunca havíamos perdido. É claro que isso facilita um pouco, dá uma segurança, mas tínhamos que entrar e mostrar o nosso jogo dentro de quadra. Entramos bem concentradas, fizemos as marcações que foram treinadas e vencemos o primeiro set com tranquilidade. No segundo, erramos bolas bobas. Mas, no fim, deu tudo certo", comentou Fernanda Berti, após a vitória por 2 a 0, parciais de 21/12 e 21/18.
As duas eram a imagem da felicidade e do dever cumprido após o jogo. Afinal, confirmaram uma das oito vagas para o torneio principal de um Grand Slam, no qual poderão sentir, de fato, o alto nível do Circuito Mundial, entre as principais duplas do vôlei de praia internacional. O primeiro passo foi dado, mas sabem que o segundo será bem mais difícil. E o próximo objetivo já foi traçado.
"Dá sempre aquele nervoso na estreia. Sabíamos da importância do jogo, da visibilidade do torneio. Queríamos muito vencer para chegar à fase de grupos. Nosso objetivo, agora, é passar da primeira fase, sair da chave. Depois, ver até onde podemos chegar", emendou Fernanda. Na primeira fase, as 32 duplas são divididas em oito grupos de quatro. O primeiro colocado de cada chave avança diretamente para as oitavas de final, com o segundo e terceiro lugares tendo que encarar, ainda, uma repescagem.
Capixaba Elize e carioca Fernanda já moraram em São Paulo
Apesar de conhecerem bem a cidade, visto que ambas moraram em São Paulo, tem sido uma novidade para Elize e Fernanda jogar vôlei de praia na capital. Foi onde, há nove anos, a capixaba Elize iniciou sua carreira como modelo. Já a carioca Fernanda, na sua época como atleta de quadra, jogou por Pinheiros e São Caetano. Portanto, as duas se sentem em casa.
"Realmente, nunca me imaginei jogando vôlei de praia em São Paulo, capital. Nos cinco anos que modelei antes de seguir a carreira na praia, tinha a cidade como base. Viajava para fazer trabalhos em outros países, mas sempre voltava pra cá. Só esperava um clima mais quente, pois já estamos em outubro. Mas tudo bem. O que importa é que não choveu e conseguimos imprimir o nosso ritmo. Estamos muito felizes por termos avançado, mas queremos mais", afirmou Elize Maia.
Os grupos do torneio principal só serão definidos no Congresso Técnico a ser realizado na noite desta terça-feira.