terça-feira, 8 de outubro de 2013

Novo sistema coloca letões a frente de Bruno Schmidt e Pedro Solberg no ranking







No momento, Janis Smedins/Samoilovs (LET) lidera o ranking, com 5.950 pontos. Bruno Schmidt e Pedro Solberg têm 410 pontos a menos (5.540), na segunda posição. Em seguida, Ricardo e Álvaro Filho, com 5.010. É bom frisar que a diferença dos letões na liderança se dá pelo novo sistema de pontos implantado pela Federação Internacional de Voleibol este ano.

Tanto os letões quanto Bruno e Pedro jogaram uma etapa Open e oito etapas Grand Slam do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial. Até a temporada passada, apenas estas competições computavam pontos para o ranking. A partir de agora, os atletas também podem pontuar em alguns outros torneios. Foi o que aconteceu com a dupla da Letônia, que ficou em segundo lugar no Campeonato Europeu, realizado em Klagenfurt (AUT), somando mais 450 pontos.

Portanto, se fosse levado em consideração o sistema antigo da FIVB, o brasiliense Bruno e o carioca Pedro liderariam o ranking, com 40 pontos de vantagem sobre os seus rivais diretos pelo título da temporada. Mas não há o que lamentar, visto que todos já tinham tomado conhecimento das mudanças. O que passa a valer, e muito, portanto, é a estratégia de cada dupla para se tornar campeã ao final do ano.

Boa sorte aos brasileiros!