terça-feira, 22 de outubro de 2013

Brasil luta pelo título em etapa de Xiamen do Circuito Mundial







O Circuito Mundial retorna para a China nesta quarta-feira, quando será disputada a última etapa Grand Slam, em Xiamen. Após o Grand Slam chinês, restarão apenas duas etapas Open no feminino, e uma no masculino, para a conclusão e definição dos campeões do Circuito Mundial de vôlei de praia.

Em Xiamen, Alison vai jogar ao lado de Vitor Felipe, ao invés de fazer a tradicional dupla com Emanuel. Isso ocorre porque Alison/Emanuel não tem mais chances de título no circuito internacional. Emanuel, por sua vez, jogará com Evandro.

No masculino, quatro duplas estão na China para competir no Grand Slam: além de Alison/Vitor Felipe e Emanuel/Evandro, o país ainda terá Ricardo/Álvaro e Bruno Schmidt/Pedro Solberg.

Bruno/Pedro segue sua corrida em busca do título do Circuito Mundial. Atualmente eles ocupam a vice-liderança do ranking, com 6.340 pontos, 250 atrás da dupla Janis Smedins/Aleksandrs Samoilovs, da Letônia. Ricardo/Álvaro aparece em terceiro, com 5.330 pontos.

Vale lembrar que cada etapa Grand Slam do Circuito Mundial oferece 800 pontos à dupla campeã, 720 à vice-campeã e 640 ao terceiro colocado. Já uma Open distribui 500 ao campeão, 450 ao vice e 400 ao terceiro colocado. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) cancelou a etapa Open de Vizag (IND) e encurtou o calendário do circuito.

- Vamos levar essa boa fase e os bons fluidos dessas conquistas para Xiamen. Depois, a gente vê o que vai acontecer no fim. A etapa da Índia caiu, o que não foi bom para nós, mas não podemos nos desesperar. Se o torneio em São Paulo era o mais importante do ano, agora passa a ser o da China - disse Bruno Schmidt.

Já no feminino, o Brasil embarcou na China liderando o Circuito Mundial. Taiana/Talita tem 6.490 pontos, com boa vantagem sobre a dupla Ilka Semmler/Katrin Holtwick, da Alemanha, que tem 5.914. As irmãs Maria Clara e Carol estão em terceiro, com 5.700, e chegam na China embaladas pelo título da etapa do Rio de Janeiro do Circuito Banco do Brasil.

- Agora é a fase da conta matemática. São pontos corridos e vamos lutar até o fim. Realmente, com essa etapa a menos, ficamos um pouco mais próximas do nosso objetivo. Mas não podemos ficar pensando nisso. Temos que continuar focadas ponto a ponto, jogo a jogo. E começar bem na China para as coisas engrenarem - disse Talita, feliz pelo cancelamento da etapa da Índia.

O Brasil terá apenas três duplas femininas em Xiamen. Ágatha/Maria Elisa também estará na disputa, mas Lili/Bárbara Seixas fica fora do torneio por conta de uma lesão no ombro de Lili.

Veja o calendário e os campeões das etapas do Circuito Mundial 2013

01) etapa Open, em Fuzhou (CHN): Xue/Zhang Xi (CHN) e Phil Dalhausser/Sean Rosenthal

02) etapa Grand Slam, em Xangai (CHN): Talita/Taiana e Jake Gibb/Casey Petterson (EUA)

03) etapa Grand Slam, em Corrientes (ARG): Madelein Meppelink e van Gastel (HOL) e Samoilovs/Smedins (LET)

04) etapa Grand Slam, em Hague (HOL): Talita/Taiana e Bruno Schmidt/Pedro Solberg

05) etapa Grand Slam, em Roma (ITA): Talita/Taiana e Phil Dalhausser/Sean Rosenthal (EUA)

06) etapa Grand Slam, em Gstaad (SUI): Xue Chen e Zhang Li (CHN) e Ricardo/Álvaro Filho

07) etapa Grand Slam, em Long Beach (EUA): Talita/Taiana e Phil Dalhausser/Sean Rosenthal (EUA)

08) etapa Open, em Anapa (RUS): Semenov/Koshkarev (RUS) e Ukolova/Khomyakova (RUS)

09) etapa Grand Slam, em Berlim (ALE): Talita/Taiana e Evandro/Vitor Felipe

10) etapa Grand Slam, em Moscou (RUS): Maria Clara/Carol e Samoilovs/Smedins (LET)

11) etapa Grand Slam, em São Paulo: Bruno Schmidt/Pedro Solberg e Kerry Walsh/April Ross (EUA)

12) etapa Grand Slam, em Xiamen (CHN): a partir de 22 de outubro

13) etapa Open, em Phuket (TAI): a partir de 29 de outubro (apenas no feminino)

14) etapa Open, em Durban (AFS): a partir de 11 de dezembro