terça-feira, 14 de outubro de 2014

Larissa/Talita e Ricardo/Emanuel tentam manter o topo em Campinas







Larissa e Talita (Foto: Divulgação/FIVB)

Campinas voltará a receber neste fim de semana um evento da elite do vôlei de praia brasileiro. Entre sexta-feira e domingo, a cidade do interior paulista sedia a terceira etapa do Circuito Brasileiro. A disputa, que começa às 9h de sexta com a fase de grupos, vai acontecer em uma arena montada no Parque Taquaral. A entrada é franca e as semifinais, disputa de bronze e finais terão transmissão ao vivo do SporTV. Líderes do ranking, Larissa/Talita e Ricardo/Emanuel tentarão manter o topo.

As principais duplas do país estão inscritas na competição. São ao todo 16 parcerias masculinas e 16 femininas. Dentre as mulheres, Larissa e Talita tentarão manter os 100% de aproveitamento na temporada, já que foram as ganhadoras das etapas de Vitória e Niterói e somam 800 pontos na lista, 120 à frente de Maria Elisa/Juliana. Dentre os homens, Ricardo/Emanuel (Vitória) e Alison/Bruno Schmidt (Niterói), vencedores nas etapas iniciais, também estarão na luta por mais um caneco, que dá um prêmio de R$ 45 mil e 400 pontos no ranking para os melhores de cada etapa. Os campeões olímpicos lideram o ranking da temporada com 760 pontos, contra 640 de Alison/Bruno Schimidt.

Além dos já citados, estão inscritos no torneio masculino: Pedro Solberg/Evandro, Hevaldo/Bruno, Fábio Luiz/Márcio, Allison/Guto,  Jô/Léo Vieira, Luciano/Daniel Souza, Ícaro/Averaldo, Fábio/Saymon, Lipe/Rodrigo Saunders, Marcus/Edson Felipe, Thiago/Oscar, Luizão/Márcio Gaudie, Léo Gomes/Bernart e Bernardo Lima/Ramon Gomes.

Já no torneio feminino, também estão inscritas: Ágatha/Bárbara Seixas, Maria Clara/Carol, Lili/Rebeca, Fernanda Berti/Taiana, Elize Maia/Josi, Val/Ângela, Izabel/Camila, Michelle/Amanda Maltez, Naiana/Andrezza, Carolina Horta/Duda, Thati/Rachel, Danielle/Aline, Fernanda Nunes/Evelyn e Pauline/Bruna.

Emanuel e Ricardo (Foto: Divulgação/FIVB)

Além de Campinas, o Circuito Brasileiro também  já passou por outras sete cidades paulistas: São Paulo, Santos, Guarujá, Guarulhos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Ao todo, foram 25 torneios já disputados no estado mais rico do Brasil.

O maior vencedor em etapas realizadas no estado de São Paulo é o campeão olímpico Emanuel, com oito títulos: 1994 (Santos), 1995 (Campinas e Ribeirão Preto), 1996 (Campinas), 2003 (São José dos Campos), 2004 (Ribeirão Preto), 2006 (Guarulhos) e 2013 (Guarujá).

No feminino, Sandra Pires, campeã em 1994 (Santos), 1995 (Campinas), 1996 (Campinas), 2003 (São José dos Campos) e 2004 (Ribeirão Preto), e as ex-parceiras Juliana e Larissa, que venceram juntas em 2005 (Campinas), 2006 (Guarulhos), 2010 (São José dos Campos), 2011 (Guarujá) e 2012 (Campinas), são pentacampeãs.