sábado, 4 de janeiro de 2014

Fábio Luiz lança escolinha de vôlei de praia em Marataízes






Fábio Luiz atleta olímpico lança escolinha de vôlei de praia em Marataízes

O atleta medalhista olímpico Fábio Luiz Magalhães lançou seu projeto social em Marataízes, a 'Escolinha Olímpica Fábio Luiz', que visa atender crianças, jovens e adultos da região sul. O projeto é uma parceria entre Fábio e o técnico da Seleção Capixaba Sub17, professor Weverton Santos, o 'Kedinha'.

"A ideia de criar a escolinha surgiu da parceria com o 'Kedinha'. Somos amigos de longa data e chegamos a jogar juntos em 96/97, e agora vimos a necessidade de descobrir talentos em Marataízes. Além, de estamos realizamos um grande sonho, que é o incentivo ao esporte em nossa cidade", disse Fábio Luiz.

Um dos objetivos do projeto, segundo o atleta, é mostrar e ensinar os valores do esporte para os participantes. "O esporte de nossa cidade já não revela novos atletas há muito tempo e o poder público abandonou o esporte. Com esse projeto queremos abrir oportunidades e formar campeões", continuou o atleta.

Fábio Luiz atualmente e o embaixador do Comitê Olímpico do Espírito Santo. Ele ficou um bom tempo fora das disputas e da elite do vôlei de praia por conta de três cirurgias realizadas no joelho direito. Passada a pior parte da recuperação, o atleta se dedica integralmente aos treinamentos e já faz planos para voltar a ser um dos melhores nomes do vôlei de praia mundial.


"Os pais e as mães nos pediram esse projeto, pois estavam perdendo seus filhos para as drogas. No projeto tenho que me importar com essas crianças, me preocupo se estão alimentadas quando chegam para treinar, se estão com algum problema. A questão social hoje é um problema e procuro fazer a minha parte", ressaltou o medalhista olímpico.

A Escolinha funciona sempre aos sábados, das 08h00 às 12h00, na praia central de Marataízes. Os interessados podem fazer a inscrição no local. "Temos um projeto de termos aulas também durante a noite, mas isso só vai acontecer quando a orla estiver pronta e toda iluminada", explicou Fábio Luiz.


Campeões do futuro
Ídolo nas areias de praia, Fábio Luiz se tornou uma referência para as crianças e jovens. "Eu digo sempre que eles têm que ser campeões dentro de fora das quadras. Por isso, a partir de fevereiro vou convidar um atleta por fim de semana para dar palestras e conversar com os alunos da escolinha sobre o esporte. Já convidei o Wallace do Vôlei, Bruno Xavier e Bruno Malias do Beach Soccer, o goleiro Mão, alguns amigos policiais, entre outros, pois queremos formar cidadãos em Marataízes", explicou.

"Já ganhei muita coisa em minha vida, mas é projeto é o mais importante. Eu vi as drogas de perto e perdi muitos amigos para a droga, mas tive a oportunidade de escolher o caminho do bem e me tornar uma atleta profissional e essa chance quero dar para as crianças de Marataízes", frisou.


Hoje Fábio Luiz não estará presente na aula, pois se prepara para disputar a etapa de Vôlei de Praia, em Brasília. No dia 18, acontecerá um aulão nas areias da praia central de Marataízes e terá a presença do atleta.

Sonhos e Olimpíadas
De olho no ano de 2014, Fábio Luiz definiu sua nova dupla no vôlei de praia. Vice-campeão olímpico em 2008, ao lado de Márcio, o capixaba de 34 anos forma dupla com o carioca Márcio Gaudie, de 22 anos. "Vamos lutar pela classificação e buscar o ouro olímpico", comentou.

Fábio Luiz disputou em Pequim a sua primeira Olimpíada ao lado de Márcio, do Ceará. A dupla que foi campeã mundial em 2005 chegou à China cercada pela sombra dos favoritos Ricardo-Emanuel e pela desconfiança resultante de uma temporada ruim.

Fábio começou a carreira em Marataízes no vôlei indoor, logo depois foi bicampeão capixaba, jogando pelo Álvares Cabral, e campeão catarinense, pelo Barão Ceval. A migração para as areias aconteceu em 2001. Jogou com Luizão, Harley, Loiola e Paulo Emílio até ser descoberto pelo técnico Ronald Rocha, que o levou para Fortaleza em 2005 para formar dupla com Márcio.

"Esse é pontapé inicial para o projeto que pretendo lançar em Marataízes e será referência no sul do estado: o Instituto Fábio Luiz. Vamos oferecer várias modalidades esportivas e atender crianças e adolescentes de toda a região. Mesmo treinando para buscar vaga

Fonte