sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Emanuel e Pedro Solberg treinam pela primeira vez juntos






Emanuel e Pedro Solberg realizam primeiro treino juntos em Ipanema  (Foto: Carol Fontes)

De um lado, o maior vencedor da história do vôlei de praia, com 10 títulos do Circuito Mundial e oito do Circuito Brasileiro. Foram 150 conquistas ao longo da carreira e cinco participações em Jogos Olímpicos, levando um ouro, uma prata e um bronze. Do outro lado, está um dos principais nomes da nova geração, atual campeão brasileiro e vice mundial, uma grande aposta para 2016. Após se separar de Alison, Emanuel anunciou a união com Pedro Solberg, que terminou a parceria com Bruno Schmidt, há cerca de um mês. A dupla não perdeu tempo e realizou o primeiro treino nesta sexta-feira nas areias de Ipanema, no Rio. O próximo desafio será a etapa de São Luís do Maranhão, a sexta do Circuito Brasileiro 2013/14, de 17 a 19 de janeiro. 

- Este foi o primeiro treino ao lado do Emanuel, um início de parceria que demanda tempo e trabalho. Queremos ser campeões e sabemos que precisamos de paciência para a dupla se ajustar dentro de quadra. Eu fico um pouco ansioso porque eu acredito muito do trabalho da parceria, foi uma mudança acima da hora, mas todo mundo está nessa situação. Joguei com muitos jogadores na minha carreira, e sei que o importante é estar bem, pensando no meu. Já jogamos algumas vezes o Rei da Praia juntos, mas é outra competição, não tem nada a ver por ter duração de um dia. Ali, é só alegria. O Emanuel era a melhor opção para mim e é uma honra jogar com ele. Se não for aprender com ele com quem eu vou aprender? Melhor voltar para casa e mudar de profissão (risos) - disse Pedro, de 27 anos.

Sobre o novo parceiro, Emanuel não economizou elogios. Aos 40, o veterano espera passar a sua experiência, em troca da vitalidade de Pedro, representante de uma "geração vitoriosa". O empenho do carioca nos treinos, assim como a sua agressividade nas quadras, foram alguns pontos valorizados pelo paranaense, que sofria nos tempos em que o tinha como adversário.

- A vontade de treinar do Pedro é um diferencial, isso significa que ele na hora do jogo vai dar mais do que 100%. E eu como competidor, jogando contra ele, sempre percebi isso. A vontade de sempre estar 100% é o caminho da vitória, além da qualidade técnica. Ele tem calma e tranquilidade para executar os movimentos. É um jogador que vem desde as categorias de base evoluindo. Trabalhar ao lado do Pedro, que vem de uma geração vitoriosa, vai ser ótimo. Acho que essa é uma das fontes da juventude no esporte, você trocar experiências, modificar o seu estilo de treinamento, ver o brilho nos olhos do atleta... Vai ser uma satisfação mútua, eu passo um pouco dessa minha experiência para ele, e ele me dá um pouco dessa vitalidade. 

O Emanuel é um grande defensor e o melhor jogador que eu já vi na saída de rede, uma referência que tenho muito a me espelhar. E eu estou uma fase boa, foi bom para os dois. (...) Tecnicamente, ele é muito bom, um craque. Psicologicamente, é muito forte, o que faz dele um grande campeão. Estou muito empolgado"
Pedro Solberg, sobre Emanuel

Feliz por realizar a pré-temporada no "quintal de casa", na praia onde deu os seus primeiros passos no esporte, cresceu e frequenta até hoje, seja nos momentos de trabalho ou lazer, Pedro contou que está ansioso pela estreia da nova parceria. Em boa fase, o atleta de 27 anos destacou os pontos fortes do companheiro, que considera um "craque" e uma referência no esporte.

- O Emanuel é um grande defensor e o melhor jogador que eu já vi na saída de rede, uma referência que tenho muito a me espelhar. E eu estou uma fase boa, foi bom para os dois lados. O Emanuel é um cara muito concentrado. Está mais do que comprovado que todos no circuito jogam bem, mas o que diferencia é aquele jogador que tem uma cabeça boa, entende do jogo e tem tranquolidade nos momentos difíceis. Tecnicamente, ele é muito bom, um craque. Psicologicamente, é muito forte, o que faz dele um grande campeão. Estou muito empolgado - acrescentou o carioca, filho da ex-jogadora Isabel e irmão de Maria Clara e Carol, destaques do vôlei de praia brasileiro.

Sem pular etapas, Emanuel disse que o foco da dupla é a temporada 2014. O maior campeão do vôlei de praia prefere traçar os planos para 2016 em um futuro próximo, mas, por enquanto, o maior desafio serão as quatro etapas do Circuito Brasileiro.

- O nosso maior objetivo é o Circuito Brasileiro. Vamos focar na temporada 2014, ver como funciona essa parceria e depois pensamos no futuro. É claro que todo brasileiro sonha em disputar os Jogos do Rio, em 2016, mas esse ainda não é o nosso objetivo. Não sabemos ainda o que vai acontecer depois, mas posso dizer que estou muito feliz com o resultado do primeiro treino. Geralmente, quando começamos o ano, as coisas estão meio enferrujadas, mas isso não aconteceu hoje. É um bom presságio para a estreia no Brasileiro, na semana que vem.