sábado, 29 de março de 2014

Talita briga pelo tri do Rainha da Praia contra Ágatha em Ipanema






Talita vôlei de praia competição Rainha jogo (Foto: Mauricio Kaye)

Rainha da Praia em 2008 a 2013, Talita mostrou por que está no topo do vôlei de praia brasileiro. Atual campeã do Circuito Mundial, ao lado de Taiana, a jogadora de 31 anos colecionou duas vitórias e uma derrota pelo Grupo A, neste sábado, avançando à final pela terceira vez. Se vencer, ela irá igualar as conquistas de Sandra Pires, campeã olímpica em Atlanta 1996. "Princesa" em 2006, quando ajudou Shaylyn a levar a coroa, Ágatha assegurou a última vaga após uma disputa acirrada pelo Grupo B. Bicampeã brasileira, a paranaense confirmou a boa fase ao superar Taiana no set de desempate. As duplas da decisão serão definidas na manhã deste domingo, marcada para as 11h, com transmissão ao vivo do SporTV. Ágatha e Talita podem escolher qualquer eliminada, menos as suas atuais parceiras.

- Seria uma honra igualar as conquistas da Sandra, nossa grande campeã olímpica. O importante no Rainha é entrar para fazer o seu melhor e tentar tirar o melhor da sua parceira. A Maria Elisa foi minha parceira e fizemos um grande jogo, assim como aconteceu com a Carol. Tivemos uma química boa para quem nunca tinha jogado. Ainda vamos definir as duplas, mas não há nada como uma noite de sono tranquila para pensar e analisar a situação. É um desafio jogar esse torneio. A gente tem que brigar com a cabeça a todo o momento - analisou Talita.  

Agatha vôlei de praia competição Rainha comemoração (Foto: Mauricio Kaye)

No torneio que mescla habilidade e versatilidade em quadra, Ágatha destacou que o bom humor é fundamental para o sucesso na disputa.

- O psicológico é importante, mas o que faz a diferença é a pessoa ter bom humor e flexibilidade. Você precisa fazer a pessoa que está ao seu lado se sentir bem, essa é a grande sacada do Rainha da Praia. O jogo contra a Talita vai ser duro. Toda a vez que nos enfrentamos no Circuito Brasileiro, é sempre muito disputado. Já fui princesa e agora quero ser rainha. Não jogo desde 2006 e estou muito feliz de estar na final. Foi uma superação. Depois de uma fase meio apagada, estar brilhando nas areias (risos). E o fato do torneio este ano não ter sido disputado no carnaval faz com que as atletas estejam muito mais preparadas. Estamos 100% - analisou a paranaense.

No primeiro jogo do Grupo A, Maria Elisa e Carol por 21/21 em um das disputas mais disputadas do dia. Em seguida, a caçula da família Salgado contou com a ajuda de Talita para derrotar Bárbara e Maria Elisa por 21/16, dando um importante passo rumo à final. Carol precisava de apenas de uma vitória para se classificar para a decisão, não importava o placar. No entanto, esbarrou no entrosamento de Talita e Maria Elisa, que formaram parceria de 2009 a 2012.

A Rainha da Praia era a única ameaça, mas tinha de vencer por uma diferença de três pontos para avançar. Ao lado de Maria Elisa, a atleta de Aquidauana (MS), radicada no Rio há 12 anos, brilhou ao vencer Carol e Bárbara por 21 a 08. Após abrir 6 a 1, a dupla ampliou a vantagem para 15 a 5. Com um bom volume de jogo, Maria ajudou a ex-parceira para defender a sua coroa.

No set de desempate, Ágatha vai à final

Pelo Grupo B, Ágatha e Taiana atropelaram Juliana e Maria Clara por 21/12. A bicampeã brasileira voltou à quadra com a medalhista de bronze nos Jogos de Londres, mas a dupla caiu diante de Taiana e Maria Clara por 23/21 em um jogo marcado por reviravoltas e de muitos ralis.

Taiana e Ágatha brigavam pela última vaga na final. Enquanto bastava uma vitória para a cearense, a paranaense tinha de vencer por uma diferença de três pontos para avançar direto à final ou de dois para disputar um set extra contra a adversária (10 pontos). Como Ágatha e Maria Clara levaram a melhor por 21 a 19, as rivais foram para o desempate. As duplas foram trocadas para a partida decisiva. Nascida em Paranaguá e criada em Curitiba, a atleta confirmou a boa fase na carreira ao superar Taiana e Maria Clara por 10 a 8, com o apoio de Juliana.