sexta-feira, 28 de março de 2014

Duplas brasileiras disputam em Cochabamba o Sul-americano






Fê Berti e Elize Maia enfrentarão a altitude de Cochabamba (BOL)  - Foto: Rui Porto Filho/CSV

Após passar por Sucre, o Circuito Sul-americano continua na Bolívia. A sexta etapa acontece de sexta, dia 28, a domingo em Cochabamba, cidade a 441 quilômetros da capital La Paz. As quatro duplas que defenderão o Brasil, Fernanda Berti/Elize Maia e Carol Horta/Neide, no feminino, e Márcio/Thiago e Bruno/Hevaldo, no masculino, têm dois adversários extras na competição: a altitude e o frio.

A arena montada no Club Olympic fica a 2.500 metros acima do nível do mar e a temperatura média nesta época do ano é de 17°C, ficando ainda mais baixa à noite, horário de algumas partidas durante a fase classificatória. Quem já enfrentou estas condições no ano passado foi Fernanda Berti, que, na época, fazia sua primeira temporada na areia e agora chega já acostumada às dificuldades do clima.

“Jogamos lá no ano passado. Além da altitude, também é bem frio. A gente sente uma dificuldade de respirar, é difícil jogar. Vamos bater bola assim que chegarmos (por volta das 14h, horário de Brasília)”, disse Fernanda, que ao lado de Elize Maia tem três medalhas nesta temporada do Circuito Sul-Americano (um ouro e duas pratas). Para a atleta a pressão da responsabilidade de representar o país a ajudou na adaptação à modalidade.

“Esta é a minha segunda temporada na praia. Eu comecei com o Sul-Americano como prioridade. Foi muito bom para o meu desenvolvimento na areia jogar com a responsabilidade da vitória, já que o nível de algumas duplas não eram tão fortes. Os jogos decisivos, contra equipes da Argentina e Colômbia são mais complicados”, comentou Fê Berti.

No naipe feminino o Brasil é líder no ranking com 960 pontos, seguido por Argentina, com 900 e Uruguai, que tem 640. Além das duplas brasileiras Fernanda Berti/Elize Maia e Carol Horta/Érica Freitas, participam da etapa em Cochabamba ana Gallay/Georgina Klug e Julieta Puntin/Virginia Zonta da Argentina, Tania Ismael/Maria Luisa Ortiz, Amalia Calvo/Daniela Arnez, Marxia Reyes/Diva Oropeza, Katherine Uriarte/Alejandra Ossio e Fernanda Maida/Adriana Villarroel da Bolívia, Maria Francesca Rivas/Maria Pilar Mardones e Maria Josefina/Natalia Del Carmen do Chile, Andrea Galindo/Claudia Galindo da Colômbia, Michelle Valiente/Gabriela Filippo do Paraguai, Michelle Serna/Diana Torres do Peru, Lia Fortunati/Florencia Rotti do Uruguai e Norisbeth Agudo/Gabriela Brito da Venezuela.

Pelo masculino o Brasil também está na primeira colocação com 960 pontos, logo em seguida vem o Chile, com 880, e a Argentina que tem 780. Os brasileiros Márcio/Thiago e Bruno/Hevaldo disputarão o título com Julian Azaad/Pablo Bianchi e Nicolás Capogrosso/Ian Mehamed da Argentina, Roland Ismael/Rodrigo Perez, Israel Martinez/Sérgio Franco, Maurício Heredia/Luis Barron e Luis Carlos Garcia/Sérgio Hazou da Bolívia, Marco Grimalt/Esteban Grimalt e Cristobal Martinez/Guillermo Jimenez do Chile, Juan Carmona/Juan Camilo da Colômbia, Elioth Frutos/Carlos Pérez do Paraguai, Luis Bramont/Jimy Heredia do Peru, Renzo Cairus/Nicolás Zanotta do Uruguai e Jesus Villafañe/Jackson Henriquez e Ronald Fayola/Leonard Colina da Venezuela.