domingo, 1 de setembro de 2013

Quatro medalhistas olímpicos fazem final masculina em Recife






Foto da notícia

 Nos quatro últimos Jogos Olímpicos, as duplas masculinas do Brasil conquistaram para o país cinco medalhas: a prata em Sidney/2000, o ouro em Atenas/2004, prata e bronze em Pequim/2008 e outra prata em Londres/2012. Boa parte dessa turma que tantas alegrias deu ao povo brasileiro fará a final da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil 2013/2014 neste DOMINGO (01.09), em Recife (PE), com transmissão ao vivo do SporTV. De um lado, Márcio e Ricardo. Do outro, Alison e Emanuel.


A primeira dupla a garantir a classificação foi Ricardo e Márcio. E num dos jogos mais emocionantes do dia. Depois de vencerem o primeiro set por 21/18, eles tiveram que ralar diante da juventude de Evandro e Vitor Felipe. Numa incansável disputa ponto a ponto, que levou o público ao delírio, viram a dupla adversária fechar em 30/28 e levar a partida para o tie break. Foi quando a experiência da parceria falou mais alto. Mudando a tática de jogo, abriram uma larga vantagem e fecharam com um 15/8.

"Combinei com o Márcio que forçaríamos o jogo até o 10, jogando a responsabilidade, depois disso, para o lado deles. No começo dos dois primeiros sets, esse foi o diferencial. Até que o Vitor Felipe começou a forçar mais e a errar menos. A partida ficou igual. Na volta para o tie break, nossa experiência fez a diferença. Mudamos nossa tática, forçando em cima do Vitor, num momento em que ele estava um pouco fora do jogo", explicou Ricardo, ouro em Atenas/2004 com Emanuel, prata em Sidney/2000 com Zé Marco e bronze em Pequim/2008 com Emanuel.

A parceria entre Ricardo e Márcio foi retomada depois de dois anos. E no primeiro torneio juntos depois de tanto tempo, eles ainda conseguem manter uma escrita: a de jamais terem deixado de subir ao pódio em uma etapa do Circuito Banco do Brasil. Em 2010, foram cinco etapas e cinco pódios, com um título e quatro vices. Em 2011, outras seis etapas, com quatro títulos, um segundo e um terceiro lugares. O próprio Márcio foi quem se lembrou deste fato curioso.

"A escrita foi mantida. Talvez a pessoa que eu conheça mais no voleibol seja o Ricardo. Fomos adversários por muitos anos, mas nunca inimigos. Nossa experiência pesa muito em momentos como esse que vivemos hoje, nessa semifinal. No vôlei de praia, três coisas precisam estar sempre em sintonia: o físico, a técnica e o emocional. Têm que andar juntos, senão não funciona", disse Márcio, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008 jogando com Fábio Luiz.

Alison/Emanuel, a prata do vôlei de praia em Londres/2012

A última medalha trazida dos Jogos Olímpicos por uma dupla masculina foi a prata de Alison e Emanuel, em Londres/2012. O Mamute, como é conhecido nas areias, logo ressaltou essa grande decisão que o público de Recife terá a chance de presenciar de perto. Para ele, será uma partida das mais estudadas e disputadas, pelo nível técnico dos atletas. Para chegar à final, eles bateram Bruno/Hevaldo (AM/CE) por 2 a 0, parciais de 23/21 e 21/12.

"Serão dois grandes jogadores do outro lado e quatro medalhistas olímpicos dentro de quadra, um brinde para o público. Márcio/Ricardo é um time que merece todo o respeito. Será um grande jogo, com toda certeza", garantiu Alison, feliz por chegar à final já da primeira etapa da temporada. "Significa muito pra mim chegar a essa decisão, porque não tive um bom ano como os últimos. Mas foi um ano de um amadurecimento muito grande. É um processo pós-olímpico. E faz um ano que operei o pé também", comentou.

Na decisão de terceiro lugar, às 10h deste domingo, Evandro/Vitor Felipe e Bruno/Hevaldo medirão forças para saber quem completará o pódio na capital pernambucana.