terça-feira, 5 de agosto de 2014

George diz que Paraíba é celeiro no vôlei de praia







george wanderley, mundial sub-19 de vôlei de praia (Foto: Divulgação / FIVB)

A dobradinha do Brasil no Campeonato Mundial sub-19 no último fim de semana, em Portugal, acabou com uma escrita no vôlei de praia paraibano. Considerado um dos mais importantes centros do país, finalmente o Estado conseguiu um título que perseguia há anos: o de campeão mundial nas categorias de base.

E o fim do tabu veio em dose dupla. Afinal, George Wanderley e Andressa Cavalcanti (campeã no feminino ao lado da sergipana Duda) são de João Pessoa e treinam na capital paraibana. Antes deles, cinco atletas já haviam tido a chance de conquistar os títulos - casos de Pedro Marques, Ícaro, Keyla, Vitor Felipe e Álvaro Filho.

Para George Wanderley, o título mundial na cidade do Porto comprova a vocação da Paraíba para o vôlei de praia:

- A Paraíba é um celeiro de campeões. Não é a toa que temos vários jogadores importantes no mundo do vôlei de praia, como Álvaro Filho, Vitor Felipe, Ricardo (que é radicado em João Pessoa). Tivemos também Renatão, Zé Marco, entre outros. Sem dúvida, é um dos lugares onde sempre saem jogadores de alto nível - disse George, que antes do título mundial já havia conquistado o Circuito Brasileiro de vôlei de praia sub-19, em 2013, ao lado de Pedro Santos (filho do campeão olímpico Ricardo), e o Sul-Americano da Juventude, em março, no Peru, formando dupla com o próprio Arthur Lanci.

A Paraíba é um celeiro de campeões. Não é a toa que temos vários jogadores importantes no mundo do vôlei de praia. (...) Sem dúvida, é um dos lugares que sempre saem jogadores de alto nível"
George Wanderley, campeão mundial sub-19 de vôlei de praia

No vôlei de praia há três anos, George Wanderley comemora a fase que vive nas areias. Hoje com 17 anos, ele acredita que o título conquistado ao lado do paranaense Arthur Lanci pode ser o marco inicial em uma carreira vitoriosa.

- Essa conquista representa o auge da minha carreira. Foi a mais importante até agora. A competição foi muito difícil, não só pelo nível, que tem jogadores excelentes, mas também pela qualidade dos jogos - avaliou.

O Brasil entrou na disputa do Mundial sub-19 com duas duplas na chave masculina. Gabriel Mussi e Jonas foram eliminados ainda na repescagem. Já George e Arthur fizeram uma campanha irretocável, vencendo os nove jogos que disputaram e perdendo apenas três sets.

george wanderley, mundial sub-19 de vôlei de praia (Foto: Divulgação / FIVB)

- Sempre sonhei em ser campeão mundial. É umas das competições mais importantes do ano no vôlei de praia. E só em participar é uma grande honra poder representar o Brasil. Ainda mais ganhando, o que é melhor ainda - disse George, que curiosamente não tem como referência na praia nenhum medalhão, e sim o conterrâneo Álvaro Filho, outro representante da nova geração e que atualmente forma dupla com o campeão olímpico Ricardo

- Álvaro Filho é considerado um jogador baixo para as estaturas atuais do esporte. E ele consegue jogar no meio de gigantes o tempo todo e se dar bem. Sem falar que é um cara determinado e que se esforça muito, procura sempre jogar seu melhor e é um dos melhores defensores do mundo atualmente - emendou. 

Álvaro Filho e Ricardo no Grand Slam de Long Beach (Foto: Divulgação/FIVB)

Olimpíadas da Juventude são a próxima meta

Mal terminou o Mundial sub-19 na cidade do Porto, George Wanderley e Arthur Lanci já têm um novo objetivo em mente: as Olimpíadas da Juventude, a partir do dia 16 de agosto, que serão disputadas na China. A dupla vai representar mais uma vez o Brasil e como os adversários serão praticamente os mesmos do Mundial, existe uma expectativa de repetir a dose e trazer mais um título.

- Vou mais empolgado para disputar as Olimpíadas da Juventude. É uma competição que terá quase as mesmas duplas do Mundial sub-19. Mas se Deus quiser irei ganhar mais uma medalha, como a que conquistei em Portugal.

A disputa das Olimpíadas da Juventude adiou a volta de George Wanderley a João Pessoa. Mas, quando voltar, sabe que não terá vida fácil, pois a rotina de treinos será a mesma. E agora, claro, com mais responsabilidade, já que o título mundial lhe dará mais pressão nas futuras competições.

- Treino em média 2h30 por dia com bola. Além da parte física na academia e na praia de segunda a sexta. Espero começar a jogar o Circuito Brasileiro para estar cada vez mais perto dos melhores. Ganhar ainda mais experiência nesses campeonatos - finalizou o paraibano. 

george wanderley, mundial sub-19 de vôlei de praia (Foto: Divulgação / FIVB)