A Olimpíada do Rio-2016 vem aí e quem já sentiu o gostinho do ouro não quer ficar de fora. Cinco anos depois de desfazerem a parceria brasileira masculina mais vencedora da história do vôlei de praia Ricardo e Emanuel vão voltar a jogar juntos. Nesta quarta-feira (13), eles fazem o primeiro treino, no Rio de Janeiro.
Sob o comando de Letícia Pessoa, eles retomam um trabalho que já rendeu muitas alegrias à torcida brasileira. Entre suas principais conquistas estão a medalha de ouro nos Jogos de Atenas-2004 e o bronze em Pequim-2008. A dupla, originalmente formada em 2002, também foi campeã mundial em 2003 e conquistou cinco edições do Circuito Mundial (2003 a 2007).
Em 2009, eles decidiram se separar. Emanuel tentou a sorte com Alison, com quem foi campeão mundial em 2011 e vice-campeão olímpico em Londres-2012, mais recentemente, jogou com Pedro Solberg. Ricardo fez parcerias com Márcio e Álvaro Filho, mas não obteve resultados tão expressivos como com Emanuel.
A retomada da dupla campeã olímpica é uma notícia muito animadora para a meta do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) de ficar entre os dez principais medalhistas nos Jogos de 2016. Só quem acompanha a realidade do esporte olímpico no dia a dia sabe que dimensionar exatamente quanto o Brasil ganha em expectativa de pódio com esta notícia. E o prazo até os Jogos vai permitir à dupla de veteranos fazer uma preparação de alto nível.