sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Brasil vai bem na fase de grupos do Circuito Mundial de Vôlei de Praia






Maria Elisa e Lili celebram a classificação para as oitavas de final (Foto: Matheus Vidal/CBV)


Nesta quinta-feira, as duplas brasileiras ganharam cinco partidas no Open de Maceió, etapa do Circuito Mundial da FIVB e mantiveram o bom retrospecto do Brasil na competição.

Pedro Solberg e Evandro (RJ), Álvaro Filho e Vítor Felipe (PB), Guto e Saymon(RJ/MS) e André e Oscar (ES/RJ) conseguiram a classificação direta para as oitavas ao ficarem em primeiro de seus grupos. George e Thiago (PB/SC) e Bruno e Hevaldo (AM/CE) disputarão a repescagem nesta sexta, antes da disputa das oitavas.

Guto e Saymon conquistaram a classificação com um jogo complicado contra Fuchs e WIndschief, da Alemanha. Os brasileiros ganharam no tie break com parciais de 19/21, 21/17 e 15/7, em 49 minutos de partida, e fecharam a participação no grupo E invictos.

Por outro lado, os cabeças de chave número um da competição, Pedro Solberg e Evandro, venceram em 31 minutos a dupla de americanos Brunner e Rosenthal com um folgado 2 a 0, parciais de 21/13 e 21/12, e também terminaram invictos no grupo A. Pelo grupo C,  André e Oscar fizeram 2 a 0 na dupla canadense Pedlow e O'Gorman em 38 minutos de jogo e se classificaram em primeiro com apenas uma derrota. Álvaro Filho e Vítor Felipe ganharam por desistência após a dupla estadunidense Hyden e Bourne abandonar por lesão e terminaram o grupo F invictos.

George e Thiago venceram os venezuelanos Fañe e Hernandez por 2 a 0, 21/13 e 21/18, e também avançaram na segunda colocação do grupo B, com uma derrota. Bruno e Hevaldo perderam para os turcos Giginoglu e Gögtepe por 2 a 1, 21/16, 19/21 e 15/10, mas conseguiram a classificação ao ficar em terceiro lugar do grupo D.

A única dupla brasileira que deu adeus à competição foi a da lenda do esporte Ricardo, da Bahia. Junto com Harley (DF), a dupla caiu para os austríacos Kunert e Dressler por 2 sets a 0 em jogo de 40 minutos, parciais de 21/15 e 21/17 e fecharam o grupo H na última colocação com apenas uma vitória.

Nesta sexta-feira, George e Thiago brigarão por uma vaga nas oitavas com a dupla francesa Krou e Rowlandson enquanto Bruno e Hevaldo enfrentam os canadenses Binstock e Schachte. As restantes duplas esperam seus adversários para jogos ainda amanhã. A grande final do Aberto será neste domingo.

No feminino, seis duplas brasileiras garantem vaga

Na disputa feminina, 14 partidas envolveram brasileiras. Em 11, o país teve a dupla vencedora. O principal destaque foi a dupla Maria Elisa/Lili. Elas conseguiram dois triunfos, que foram ainda mais especiais pelo fato de Maria Elisa completar 32 anos nesta quinta-feira. "Estou muito feliz de fazer o que amo, mas é difícil passar longe da família", explicou a aniversariante.

Entre as duplas que estarão nos Jogos Olímpicos em agosto, os resultados também foram positivos. Larissa/Talita venceram suas duas partidas, assim como Ágatha/Bárbara Seixas.

As duplas Duda/Elize Maia e Juliana/Taiane também saíram invictas dos primeiros confrontos, garantindo classificação. A última parceria que garantiu vaga foi Ângela/Rachel. Elas perderam para as campeãs pan-americanas, Gallay/Klug, da Argentina, mas bateram as chinesas Wang/Yue e carimbaram o passaporte para a próxima fase. Val/Josi perderam suas duas partidas, e estão fora.