Duas vitórias. É essa a distância que separa Thiago e Pedro Cunha (SC/RJ) do título da temporada 2010 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. A conquista pode ser assegurada nesta SEXTA-FEIRA (12.11), quando a dupla estreia na 11ª e penúltima etapa da temporada, que será realizada na praia da Costa, em Vila Velha (ES). O torneio se estenderá até DOMINGO (14.11) e terá entrada gratuita durante os quatro dias de competição.
Campeões de cinco das dez etapas já realizadas, Thiago e Pedro lideram com folga a corrida pelo título nacional. Com 3.360 pontos já contabilizados, os comandados de Marcelo Freitas, o Dentinho, precisam apenas da quinta colocação na etapa capixaba para ficarem fora do alcance de Márcio/Ricardo (CE/BA), Alison/Emanuel (ES/PR) e Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF), duplas que ainda mantêm chances matemáticas de superá-los.
A dupla estreará na competição na sexta-feira e só precisa vencer os dois jogos do dia para garantir o título do Circuito Banco do Brasil 2010, já que a invencibilidade no primeiro dia levará a dupla diretamente às quartas-de-final do torneio, assegurando, no mínimo, a quinta colocação. Em nove dos dez torneios da temporada, a dupla ficou entre as cinco primeiras.
"Estamos com uma expectativa bem grande de garantir logo o título. Estamos muito confiantes nesta reta final e sabemos que podemos definir em Vila Velha. Temos algumas metas a cumprir a cada etapa e a primeira é sempre vencer os dois jogos na sexta-feira. Espero que possamos conseguir isso mais uma vez", afirma Pedro.
Com a experiência de já ter vencido o Circuito Banco do Brasil em 2007, quando formava parceria com Franco (CE), Pedro Cunha acredita que está convivendo com maior tranquilidade com a proximidade do título.
"Senti o Thiago um pouco ansioso em algumas etapas, mas isso é absolutamente normal. Ele reagiu muito bem a essa situação em Salvador e jogou muito bem. Já passei por este momento em 2007 e está sendo mais fácil conviver com isso desta vez", acrescenta o carioca.
Além de Thiago/Pedro Cunha, outras 15 parcerias estão garantidas no torneio principal: Alison/Emanuel (ES/PR), Márcio/Ricardo (CE/BA), Pedro Solberg/Harley (RJ/DF), Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF), Renatão/Jorge (PB), Bernardo/Raphael (RJ/PR), Ferramenta/Moisés (RJ/BA), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Luizão/Fernandão (AM/ES), Pará/Beto Pitta (RJ), Franco/Jan (CE/PA), Oscar/Lipe (RJ/CE), Júlio/Luciano (ES), Jefferson/Evandro (RJ) e Adriano Fonseca/Vinícius Negão (ES), ), dupla indicada pela Federação Capixaba.
No feminino, Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Maria Clara/Carolina (RJ), Vivian/Andrezza (PA/AM), Ângela/Val (DF/RJ), Taiana/Priscilla Lima (CE/RJ), Lili/Luana (ES), Cida/Naiana (SE/CE), Cris/Érica Freitas (SP/MG), Ágatha/Raquel (PR/RJ), Josi/Leize (SC), Neide/Luiza Amélia (AL/CE), Izabel/Elize Maia (PA/ES), Semírames/Renata (ES), Rebecca Silva/Carolina Horta (CE) e Shirleny/Isabela Maio (ES), ), parceria inscrita pela federação local.
As últimas oito vagas de cada naipe no torneio principal estarão em jogo no qualifying, que acontecerá na QUINTA-FEIRA (11.11). Após a definição das parcerias classificadas, o torneio principal será iniciado, com jogos em dupla eliminatória na sexta-feira. As quatro últimas partidas do dia estão programadas para a rodada noturna, que acontecerá entre as 18h e as 22h.
Das 24 parcerias que iniciarão a disputa, 18 avançarão para a fase eliminatória, que acontece no SÁBADO (13.11). Depois de passarem pela repescagem, oitavas e quartas-de-final, os quatro times femininos e masculinos restantes disputarão as semifinais à noite, entre as 18h e as 22h. As finais e disputas de terceiro lugar serão realizadas na manhã de domingo.