quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ana Paula e Tatiana avançam ao torneio principal em Phuket






Com duas vitórias suadas e uma mais tranquila, as brasileiras Ana Paula e Tatiana superaram, nesta QUARTA-FEIRA (03.11), o qualifying da 15ª e última etapa da temporada do Circuito Mundial de vôlei de praia 2010. Nas areias de Phuket, na Tailândia, as veteranas superaram a maratona de três partidas e garantiram classificação à fase principal, onde se juntarão, a partir desta QUINTA-FEIRA (04.11), às irmãs Maria Clara e Carolina.

Ana Paula e Tatiana chegaram a Phuket dispostas a avançar ao torneio principal depois de tropeçarem na etapa chinesa, na última semana, quando foram eliminadas na segunda rodada do qualifying.

Com a classificação, Ana Paula, de 38 anos, e Tatiana, de 40, bateram um recorde no Circuito Mundial, tornando-se a dupla mais velha a superar um qualifying da competição. As brasileiras superaram as italianas Laura Bruschini e Annamaria Solazzi, que tinham 38 anos quando passaram pelo qualifying de uma etapa da competição em 2004.

"Adoro bater recordes", diz Ana Paula. "Não jogávamos desde julho, então sentimos a falta de ritmo. Optei por voltar ao Circuito Mundial este ano para não iniciar a temporada 2011 sem nenhuma pontuação. Sabia que teria que pagar este preço, mas gosto dos desafios. Precisava dar uma parada, pois as viagens estavam me desgastando. Agora me sinto com 28 anos, de corpo e mente", comenta a medalhista olímpica.

No primeiro jogo da dupla na etapa da Tailândia, vitória apertada por 2 sets a 1 (22/24, 21/19 e 15/10) diante das russas Popova e Vozakova. Na segunda partidas, as veteranas tiveram menos trabalho e passaram por outra dupla russa, Ukolova/Shiryaeva, agora em dois sets: 21/12 e 21/19.

A classificação foi definida em mais uma partida dramática e decidida no tie-break. No terceiro jogo do dia, Ana Paula e Tatiana derrotaram as canadenses Rodrigue e Zakrewski com parciais de 21/15, 18/21 e 15/9 e confirmaram a vaga.

Na primeira rodada do torneio principal, Ana Paula e Tatiana terão um confronto duríssimo com as medalhistas olímpicas chinesas Chen Xue e Zhang Xi, campeãs da etapa de Sanya, na última semana. Na segunda rodada, as brasileiras jogarão contra Rosso/Menegatti, da Itália, ou Huang/Yue, também da China.

Maria Clara e Carolina, por sua vez, estrearão em Sanya contra Johns/Boulton, da Grã-Bretanha. Na sequência, as filhas da ex-jogadora Isabel enfrentarão Radarong/Udomchavee, da Tailândia, ou Chaika/Khomyakova, da Rússia.