terça-feira, 14 de junho de 2016

Com Walsh, Estados Unidos anunciam duplas de vôlei de praia do Rio 2016






  Com Walsh, Estados Unidos anunciam duplas de vôlei de praia do Rio 2016

 

País com maior número de medalhas no vôlei de praia na história dos Jogos Olímpicos, os Estados Unidos anunciaram neste domingo (12), no encerramento da etapa Major de Hamburgo do Circuito Mundial, as quatro duplas que tentarão manter seu domínio no Rio 2016. O destaque entre os atletas selecionados é a tricampeã Olímpica Kerri Walsh, de 37 anos.

Campeã em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012 ao lado de Misty May, que se afastou das competições internacionais após o terceiro ouro, Walsh virá ao Rio com April Ross, a quem derrotou na disputa pelo ouro na capital britânica. A segunda dupla feminina dos Estados Unidos será formada pelas estreantes Lauren Fendrick e Brooke Sweat.

"Essa caminhada até os Jogos foi diferente para mim, pois tive uma parceira nova a meu lado, mas o espírito foi o mesmo de sempre. Cada um dos meus ciclos Olímpicos foi maravilhoso e este não foi diferente. Estou orgulhosa, grata e feliz por termos conseguido vencer dia após dia", comenta Walsh, que tentará sua quarta medalha de ouro Olímpica e sonha com o quarto filho após o Rio 2016.

Phil Dalhausser e Nick Lucena formam uma das duplas selecionadas pelos Estados Unidos (Foto: FIVB)

A equipe masculina dos Estados Unidos também conta com um campeão Olímpico, Phil Dalhausser, de 36 anos, que ganhou o ouro em Pequim 2008, quando formava dupla com Todd Rogers. O veterano virá ao Rio 2016 com o estreante Nick Lucena.  A outra dupla do país reunirá Jake Gibb, que vai para sua terceira edição Olímpica, e o estreante Casey Patterson.

"Ainda não temos motivos para comemorar. Termos sido escolhidos representa mais um passo rumo ao nosso objetivo, que é ganhar uma medalha nos Jogos. Nosso objetivo é ir ao pódio e estamos focados nisso", diz Gibb.

Os Estados Unidos são o país com maior número de medalhas Olímpicas, com nove conquistas em cinco participações – seis ouros, duas pratas e um bronze. O segundo com mais conquistas é o Brasil, que revelou suas duplas do Rio 2016 em setembro de 2015, com seis. Desde a estreia Olímpica do esporte, em Atlanta 1996, os norte-americanos ganharam o ouro em pelo menos uma das duas categorias a cada edição.

As quatro vagas dos Estados Unidos foram garantidas através do ranking do Circuito Mundial, que encerrou a contagem de pontos neste domingo, e definiu 15 vagas em cada gênero. Além dos norte-americanos, outros três países obtiveram a cota máxima de duas duplas classificadas no masculino - Países Baixos, Itália e Polônia - e no feminino - Alemanha, Canadá e Suíça.O Brasil também tem duas vagas nos dois gêneros, uma como país-sede e outra por ter vencido o Campeonato Mundial de 2015. As vagas restantes serão definidas em classificatórios continentais.