Apesar de ter perdido nas finais das etapas de Natal e João Pessoa, Alison e Bruno Schmidt já haviam derrotado a dupla adversária na semifinal dos Jogos Sul-americanos, em Santiago, no Chile, na última semana.
- São dois grandes times. Nas duas primeiras finais, eles foram melhores. Em Santiago, nós crescemos um pouco. Começamos mal hoje, mas superamos o calor, isso mostra superação. Nosso técnico disse que cresceríamos no momento certo, e é isso que vem acontecendo%u201D, disse Alison.
Na partida, Alison e Bruno Schmidt começaram perdendo, mas conseguiram a virada para sairem em vantagem. Na segunda parcial, o equilibrio prevaleceu durante grande parte do tempo, até que Pedro e Emanuel abriram três pontos de diferença e souberam administrar o resultado para conseguirem o empate.
No tie-break, apesar do equilíbrio, Emanuel precisou de atendimento médico devido ao forte calor e não conseguiu evitar a vitória dos adversários.
Na disputa pelo terceiro lugar, Bruno e Hevaldo bateram Ricardo e Márcio, por 2 a 0, parciais de 21/19 e 21/13, e ficaram com o bronze. Ricardo e Márcio já haviam conquistado o título da temporada com antecedência e não tiveram tantas preocupações nas etapas finais.
Depois de tantos confrontos, Alison/Bruno Schmidt e Pedro Solberg/Emanuel voltarão a se encontrar já nesta segunda-feira, porém não será em outra decisão. Os atletas se reunirão no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro, para já se prepararem para o Circuito Mundial de 2014.
- Chegaremos fortes. A galera experiente está jogando num nível elevadíssimo, e está dando muita força a quem está chegando. Esse ano vai ser muito bom, como o último também foi%u201D, comentou Bruno.