sábado, 17 de agosto de 2013

Mari Paraíba vê corpo mudado: 'Estou ganhando músculos'







A musa Mari Paraíba ao lado do campeão olímpico Emanuel (Foto: Divulgação/CBV)

Novata na areia, Mari Paraíba não tem pressa para conquistar seu espaço no vôlei de praia. Ao lado de Natasha Valente, a musa estreou oficialmente na modalidade em junho, na última etapa do Circuito Sul-Americano, e agora se prepara para disputar o Circuito Brasileiro pela primeira vez. Disposta a começar de baixo e adquirir experiência aos poucos, a jogadora ainda se adapta ao novo cenário e já percebe mudanças em sua forma física - consequência do esforço maior exigido pela areia:

- O corpo muda muito. Sua perna fica mais forte, mais resistente por causa da areia. E você gasta muito mais calorias do que na praia. A areia modela o seu corpo, que não fica aquela coisa magra, fina, como é na quadra. Lá eu não tinha tanto músculo, e agora estou começando a ganhar corpo, até porque passei a ter uma alimentação mais regrada. Na praia tem que ficar leve, então estou me concentrando mais para dar uma "secada". Antes eu treinava para caramba, mas chegava em casa e comia muito, não adiantava de nada. Agora estou mais controlada - contou a jogadora.

Ao lado da carioca Natasha, que também trocou a quadra pela areia, Mari Paraíba pretende se destacar no qualifying, enquanto adquire confiança e experiência para alçar voos maiores. Atualmente, a musa se reveza entre o bairro da Urca, no Rio de Janeiro, e o Centro de Treinamento de Saquarema, na Região dos Lagos fluminense, para atingir o condicionamento exigido por uma competição de alto nível.

- Estou muito feliz de estar na praia. Estou adorando. Pensei em sair da quadra e estou retomando esta rotina de vôlei. Eu pretendo ficar por muitos anos. Minha evolução está chegando, estou treinando bastante. Espero que a estreia no Nacional, com a Natasha, seja com vitória.  Mas eu quero começar de baixo mesmo, até para sentir os jogos e me acostumar. Mais para frente, se Deus quiser, vou poder jogar em alto nível - projetou Mari Paraíba.

Acompanhada por Natasha, a beldade de 27 anos avançou até as quartas de final da última etapa do Circuito Sul-Americano, em Sobral, no Ceará. A participação da jogadora terminou com duas vitórias e duas derrotas. A dupla foi eliminada pelas argentinas Gallay e Klug, por 2 sets a 0. A experiência adquirida na quadra ajuda, mas a ex-ponteira também passa por uma verdadeira "alfabetização" no vôlei de praia.

- Ainda estou me acostumando com os fundamentos, que são bem diferentes. É tudo muito preciso, como se fosse um balé. Se você errar um gesto, a bola vai para uma direção totalmente inesperada. Mas a evolução vem com o tempo. No primeiro mês, eu não aguentava nem andar, a perna falhava. Agora eu consigo cair, atacar, levantar. O vôlei de praia te exige muito mais. É só você e sua parceira. Se você estiver mal, não tem ninguém para entrar no seu lugar. Então, há uma pressão psicológica maior. Isso eu vou adquirindo aos poucos, só jogando mesmo - avaliou a jogadora. 

A temporada 2013/2014 do Circuito Brasileiro começa no próximo dia 29, em Recife (PE), e terá outras oito etapas, além da Super Praia, principal novidade da nova edição. No final da competição, as oito melhores duplas de cada naipe se enfrentarão durante três dias em Salvador (BA), para definir os grandes destaques do ano.