O próximo desafio da Seleção Brasileira de vôlei de praia será o Grand Slam de Berlim, na Alemanha, porém antes de se voltar a disputa, a técnica Letícia Pessoa fez um balanço sobre o desempenho do Brasil no Circuito Mundial. Na metade da temporada, ela acredita na briga pelo título.
Bruno Schmidt/Pedro Solberg já subiram no pódio em quatro etapas, uma delas no lugar mais alto, e são os melhores do país no ranking, com 4.740 pontos. O Brasil também tem representantes na quarta colocação do ranking, com Ricardo e Álvaro Filho (4.050). O segundos colocados são os letões Janis Smedins e Samoilovs (4.300) e os americanos Gibb e Patterson (4.250).
"Desde o início, acreditávamos muito em Pedro e Bruno, em Ricardo e Alvinho e em Alison e Emanuel, nossas três principais duplas, e no Evandro e no Vitor também, que estão incomodando os grandes e conquistando bons resultados. Uma pena o problema no dedo do Alison antes da estreia no Circuito Mundial, mas estamos fortes na briga pelo título com duas duplas. Para Pedro e Bruno, basta manter a boa regularidade", analisou a técnica Letícia Pessoa. Evandro/Vitor Felipe serão os primeiros entrarem na briga pelo torneio alemão e os únicos brasileiros nas areias nesta terça-feira.
A situação de Ricardo/Álvaro Filho poderia ser ainda melhor, não fosse a lesão no abdômen de Ricardo que o tirou do Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos. A ausência fez com que a dupla caísse de segundo para a quarta colocação.
"A seleção tem sido uma experiência muito gratificante para todos nós. Ganhamos intimidade, identidade e senso de grupo. Vieram bons resultados, e cedo, o que é bom. Estou muito feliz com a postura da CBV e com toda a estrutura que tem nos dado para trabalhar. Esse projeto é um sonho e buscaremos o título do Circuito Mundial para coroar o início desse projeto", acrescentou Letícia.
Em breve Letícia Pessoa planeja mudança nas duplas. Ela resolveu adiantar o que faria somente em 2014, pois Alison/Emanuel e Evandro/Vitor Felipe não tem mais chances de jogar juntos. Em Berlim, as duas parcerias jogarão juntas pela última vez neste ano pela seleção. Após esse disputa, Alison passará a jogar com Vitor Felipe, enquanto Emanuel formará dupla com Evandro.
Já tinha falado que não mexeria nas duplas neste ano. Mas, como as duas não disputam mais o título, resolvi antecipar, pois quero que Evandro e Vitor Felipe amadureçam mais rápido", afirmou. "Teremos essas duas etapas Grand Slam seguidas e muita coisa já deve se desenhar em relação a título. Jogaremos ainda os outros dois Grand Slam (Pequim e São Paulo) e estudaremos a pontuação para saber o que faremos nas etapas Open. Mas é certo que na de Vizag, na Índia, todos jogarão", explicou.