terça-feira, 6 de outubro de 2015

Larissa/Talita fica com ouro em Fort Lauderdale






 CIRCUITO MUNDIAL: Larissa/Talita fica com ouro em Fort Lauderdale  

O vôlei de praia brasileiro fechou com chave de ouro a temporada 2015 do Circuito Mundial. Na tarde deste domingo (04.10), Larissa e Talita (PA/AL) venceram as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst por 2 sets a 0 (21/17 e 21/18) e se sagraram campeãs do World Tour Finals, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

O título coroa o brilhante momento vivido pela dupla, que alcança a sétima conquista internacional neste ano. Na carreira, a parceria chega a 11 títulos internacionais, em 16 torneios disputados. 

A festa brasileira nas areias da Flórida foi completa com a medalha de bronze conquistada por Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ), que venceram Heather Bansley e Sarah Pavan, do Canadá por 2 sets a 1 (22/20, 14/21 e 15/10), em 58 minutos. 

"Foi um jogão. O dia foi da Talita, ela jogou demais. Foi um torneio superbacana, foi realmente um desafio, pois a competição reuniu os melhores times do mundo", comemorou Larissa após a partida.

Antes da final, a vantagem dos confrontos na temporada, entretanto, era favorável às adversárias, que haviam superado Larissa e Talita nos Grand Slams de Long Beach, nos Estados Unidos, e Yokohama, no Japão.

Os primeiros pontos foram brasileiros, com Talita abusando dos ataques para abrir 5/2. As alemãs tentaram responder o domínio verde-amarelo com o bloqueio de Kira Walkenhorst e as defesas de Laura Ludwig, mas viram a sul-mato-grossense levar a melhor na rede e ampliar o placar em 9/5. Após a parada técnica, as alemãs diminuíram a distância para dois pontos, com 17/15, mas não puderam evitar as investidas de Larissa, que fechou a parcial em 21/17. 

Com o jogo encaixado, Larissa e Talita abriram 4/1 no início do segundo set e obrigaram as adversárias a pararem o jogo. As alemãs cresceram de produção e passaram a encostar no placar, chegando a 18/17, mas a reação parou por aí. Mais eficientes no side out, as brasileiras levaram a melhor em um rali espetacular e alcançaram o match point, com 20/17, fechando o set em 21/18 e o jogo em 2 sets a 0.

Criado nesta temporada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o World Tour Finals tem formato semelhante ao Super Praia, disputa idealizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e que reúne as melhores duplas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open.

Após o World Tour Finals, o Circuito Mundial já começa a disputa de torneios válidos pela temporada 2016. O primeiro será realizado no México, de 5 a 11 de outubro, no balneário de Puerto Vallarta, com um formato Open, que dá ao time campeão 500 pontos no ranking.