A decisão feminina do Super Praia será entre uma dupla que se classificou com muita tranquilidade e outra que só avançou à segunda fase no desempate técnico, por apenas um ponto de vantagem. Talita/Taiana e Elize/Fernanda Berti eliminaram, respectivamente, Lili/Duda e Maria Clara/Carol nas semifinais na noite deste sábado, na arena montada na Praia da Armação, em Salvador (BA).
A grande decisão acontece neste domingo, às 13 horas (de Brasília), com entrada franca para o público. O time formado por Talita/Taiana venceu os quatro jogos até aqui e chega à decisão querendo repetir o sucesso da última temporada no Circuito Mundial. Já Elize/Fernanda Berti, que somou uma vitória em três jogos na fase de grupos, avança para uma decisão nacional pela primeira vez na carreira.
A decisão do terceiro lugar entre Lili/Duda e Maria Clara/Carol, que chegaram às semifinais com 100% de aproveitamento, mas não conseguiram a classificação à final, está marcada para 10 horas (de Brasília).
Na primeira semifinal, Talita e Taiana começaram muito bem o jogo, abrindo boa vantagem logo no início do set. A dupla manteve a superioridade durante toda a parcial, fechando em 21/13. O início do segundo set indicava que o cenário seria o mesmo, mas Lili e Duda reagiram, equilibrando a partida. Pressionada no saque, Duda demonstrou maturidade e investiu com sucesso nas diagonais curtas. No fim, no entanto, prevaleceu a experiência de Talita e Taiana, que fecharam a parcial (21/17) e o jogo.
Taiana comentou a preparação voltada ao Super Praia e elogiou o planejamento traçado junto de sua comissão técnica para 2014. "Iniciamos o ano acreditando demais no planejamento da nossa equipe, sabendo que em algumas etapas não estaríamos no auge físico, mas que em outras entraríamos mais fortes. Por isso focamos muito o Super Praia e o Circuito Mundial e acho que o resultado está sendo positivo", destacou a defensora.
A segunda partida colocava frente a frente Maria Clara/Carol, que ainda não havia perdido na competição, e Elize/Fernanda Berti, que garantiram a vaga com a calculadora nas mãos. Fernanda Berti dominou a rede no primeiro set, fazendo a diferença no bloqueio. Após um começo equilibrado, com as duas equipes se alternando à frente no placar, Elize/Fernanda assumiu a frente e fechou em 21/18. Na segunda parcial, elas conseguiram abrir vantagem por duas vezes, mas permitiram a reação das adversárias. O jogo seguiu igual, até Berti conseguir mais um bloqueio e fazer 16/4. A dupla não perdeu mais a liderança e venceu por 21/19, definindo a partida.
Após o duelo, Elize comentou a primeira decisão de um torneio nacional e contou a estratégia para tentar derrotar Talita/Taiana. "Foi por um ponto, algo que a gente nunca espera. O grupo embolou e ficamos esperando para saber o que tinha acontecido. Espero conquistar esse título, será algo importante demais para nossa carreira. O segredo na final é ter tranquilidade e fazer o que foi treinado, colocar em prática o que a gente estudou até aqui", decretou Elize.