Dificilmente se constrói uma carreira de sucessos e títulos sozinho, seja qual for o esporte. No vôlei de praia, o papel do parceiro é fundamental para alcançar os objetivos. No caso de Franco, foram 15 anos de vitórias ao lado de Roberto Lopes.
Maranhense de nascimento e cearense por opção, Roberto destaca como ponto alto da parceria a quebra da hegemonia dos americanos no Circuito Mundial de Vôlei de Praia e não poupa elogios ao ex-companheiro de quadra.
"O Franco sempre foi muito determinado, muito perseverante como atleta e como pessoa. Isso ele leva para a vida. Ele nunca desistiu e sempre batalhou muito. No começo ele era tecnicamente limitado, mas conseguiu superar todas as pessoas que foram contra".
Sobre a decisão de Franco em se aposentar, Roberto Lopes crava que vai ser difícil para o amigo se distanciar do vôlei de praia. "Ele não vai conseguir ficar longe do esporte e no Rio ele tem essa possibilidade de continuar." Mesmo morando longe um do outro, Roberto revela que a amizade continua entre os dois. "Como ele tá morando no Rio, fica um pouco mais difícil o contato, mas a gente continua se falando bastante por email e ainda é muito amigo".