Há cerca de dois meses, eles dividiam o mesmo lado no tanque de areia. Agora, com as parcerias desfeitas, tornaram-se rivais em um troca-troca de peso, pouco visto no vôlei de praia. No duelo mais esperado da temporada pelo Circuito Brasileiro 2013/2014, Emanuel e Pedro Solberg desbancaram Alison e Bruno Schmidt em uma final emocionante e de grande qualidade técnica: 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 24 a 22. Os treinos diários e exaustivos na Praia de Ipanema, cartão-postal carioca, surtiram efeito. Foi uma vitória suada, debaixo de forte calor na Terra do Sol, coroando a parceria recém-formada com o primeiro título da temporada. Emocionados, Pedro e Emanuel selaram o titulo com um longo abraço, dando início a uma caminha de sucesso.
Alison e Bruno saíram na frente do placar, abrindo 3 a 1, mas levaram a virada, após ataque de Emanuel: 4 a 3. Após uma grande defesa do campeão olímpico em Atenas 2004, Pedro mostrou toda a sua habilidade e categoria para matar o ponto: 6 a 4. Os rivais reagiram e, no bloqueio, Alison deixou tudo igual: 7 a 7. A disputa seguiu acirrada. Após o "paredão" montado por Pedro e o ataque de Emanuel, explorando o bloqueio do "Mamute", a dupla abriu dois pontos de vantagem (18 a 16), mas foi logo alcançada pelos adversários (18 a 18). Sobrando em quadra, o filho de Isabel Salgado chamou a responsabilidade e levou a melhor nos ralis, mostrando sua força no ataque e no bloqueio, fechando a parcial em 21 a 18. Em êxtase, o público cantou: "Paredão! Paredão!".
Pedro e Emanuel controlaram as ações no início do segundo set, com outras belas jogadas do carioca, que estava em um dia inspirado. Mas não por muito tempo. Após abrirem 6 a 3, sofreram a reação do gigante de 2,03m e do "baixinho" de 1,85m. Bruno salvou uma bola quase impossível no fundo de quadra e deu toque na medida para Alison, que soltou o braço e empatou: 13 a 13. Em um rali espetacular, com defesas incríveis de Bruno e Emanuel, Alison colocou a bola no chão e deixou a equipe na frente do placar pela primeira vez: 14 a 13. Em uma cortada potente, Pedro virou: 18 a 17.
As duplas foram trocando as vantagens e mostraram frieza para controlar as emoções. Um jogaço, com grande atuação dos quatro jogadores em quadra. Bruno brilhou com grandes defesas e bons ataques, salvando três matchpoints. Pedro continuou inspirado e tocou com categoria para o experiente Emanuel, que explorou o bloqueio do seu ex-parceiro, o capixaba Alison, para selar a vitória por 24 a 22. Dono de três medalhas olímpicas, uma de cada cor, o paranaense foi eleito o melhor jogador da partida.