Entre os anos de 2005 e 2009, apenas atletas brasileiros conquistaram o título de melhor jogador do Circuito Mundial de vôlei de praia. Em 2010, porém, foi diferente. Nesta terça-feira, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei), anunciou os melhores atletas do ano em diversas categorias, e o prêmio principal ficou com o norte-americano Phil Dalhausser.
Ao lado de Todd Rogers, seu parceiro na conquista do ouro olímpico em Pequim-2008, Dalhausser venceu nove das 12 etapas do Circuito 2010, faturando o título com várias rodadas de antecedência. A dupla passou às semifinais em todas as etapas e ainda fechou a temporada com a invejável série invicta de 23 jogos. O time venceu 75 duelos durante o ano e perdeu apenas 11.
Não bastasse ser o melhor jogador do Circuito Mundial, Dalhausser ainda venceu outras quatro categorias: jogador mais ofensivo, melhor bloqueador, melhor levantador e melhor atacante. Seu parceiro Rogers teve a melhor defesa do campeonato.
Ofuscados pela dupla norte-americana, apenas dois jogadores brasileiros apareceram na lista de premiação. Emanuel, vice-campeão do Circuito ao lado de Alison, foi eleito o esportista do ano, e Bruno Schmidt, parceiro de Benjamin, ficou com o título de atleta que mais evoluiu na temporada.
Completaram a lista de 2010 o chinês Linyin Xu (mais inspirado), o estoniano Karl Jaani (revelação do ano) e o russo Igor Kolodinsky (melhor saque).
A premiação do Circuito feminino será anunciada apenas em novembro. Isso porque as mulheres ainda têm duas etapas pela frente, na China e na Tailândia. Pentacampeãs, Juliana e Larissa são as favoritas ao título principal.